(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Juiz de Fora tem fila de carros para vacinação drive-thru contra COVID-19

Nesta etapa, a imunização é para idosos com 90 anos ou mais


13/02/2021 18:07 - atualizado 13/02/2021 18:19

Ansiedade para vacinação drive-thru causou fila de espera(foto: rede social)
Ansiedade para vacinação drive-thru causou fila de espera (foto: rede social)
Em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, uma fila de carros se formou no primeiro dia de vacinação drive-thru contra COVID-19 para idosos com 90 anos ou mais. A ação ocorreu, neste sábado (13/2), no câmpus-sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e muitos aguardavam até três horas para serem vacinados. 


Além da UFJF, o Departamento de Saúde do Idoso, localizado no Centro, também iniciou a vacinação que segue neste domingo (14). Já  a partir de segunda-feira (15), a imunização prossegue em outras sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Benfica, Borboleta, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ideal, Santa Luzia e São Pedro.

A procura pelo sistema drive-thru - em que os idosos são vacinados dentro dos carros - foi intensa na UFJF. Apesar da Prefeitura informar que há vacinas suficientes para atender todos os idosos acima de 90 anos, a ansiedade e procura do sistema drive-thru causaram fila e tempo de espera de aproximadamente três horas.

Sem pressa 

De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde, a população não precisa ter pressa e, assim, evita-se a fila, pois há quantidade de doses para imunizar todos os idosos nesta fase, durante toda a semana. 

Nesta etapa, somente idosos da faixa etária exigida e residentes em Juiz de Fora serão vacinados. Para isso, os idosos com 90 anos ou mais de idade devem realizar o pré-cadastramento no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Até a última quinta-feira (11/2), 1.965 idosos foram registrados.

Os idosos ou seus familiares devem apresentar cópia da identidade com foto e do comprovante de residência do cidadão ou cidadã. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, será necessário apresentar uma declaração por escrito do titular da residência, declarando que a pessoa com mais de 90 anos reside no local.

Até sexta-feira (12), 16.219 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas com a primeira dose do imunizante em Juiz de Fora. Já a segunda dose foi aplicada em 2.605 pessoas.

De acordo com a Prefeitura, Juiz de Fora acumula 764 mortes por COVID-19 e os casos confirmados somam 18.858. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


 
 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)