(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SERVIÇO

Confira tudo o que você precisa saber sobre a vacinação de idosos em BH

Proteção contra COVID-19 segue na capital para público acima de 86 anos


14/02/2021 13:21 - atualizado 14/02/2021 15:09

Idosos acima de 86 anos são vacinados em BH(foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)
Idosos acima de 86 anos são vacinados em BH (foto: Jair Amaral/EM/D.A. Press)

Belo Horizonte está abrindo mão das celebrações de carnaval para comemorar a imunização de idosos na capital. Pessoas acima de 86 anos já começaram a tomar a vacina contra COVID-19 e o processo de imunização deve seguir ao longo desta semana.


Agora é a vez dos idosos entre 86 e 88 anos. No sábado (14/02), a prefeitura realizou um mutirão para atender esse público. Dados parciais da Secretaria Municipal de Saúde contabilizam cerca de 9 mil pessoas vacinadas neste dia. O total consolidado deve ser informado na segunda-feira (15/02).

A prefeitura já havia informado que a expectativa de público nessa faixa etária é de 24 mil pessoas. Sendo assim, outros 15 mil idosos devem ser vacinados até a próxima sexta-feira (19/02).

A reportagem do Estado de Minas fez um levantamento das principais informações que você precisa saber sobre a campanha e as vacinas. Confira:

Quem pode se vacinar por enquanto?

Idosos entre 86 e 89 anos.
Dentro da agenda de imunização contra a COVID-19, serão vacinados idosos entre 88 anos (completos até 28 de fevereiro de 2021) e 86 anos residentes de Belo Horizonte. A estimativa é imunizar até 24 mil pessoas nessa faixa etária com 48,4 mil doses da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

Onde será feita a vacinação?

A vacinação é realizada em 31 postos específicos nas nove regionais da cidade. Todos os endereços estão no fim da reportagem ou também no site da prefeitura.
 

O que o idoso precisa levar?

O idoso deve comparecer ao local de sua preferência portando documento com foto, comprovante de residência e CPF.

Qual o horário de atendimento?

A vacinação será realizada no horário de funcionamento dos Centros de Saúde, das 7h às 19h.

E se o idoso for acamado?

Idosos acamados entre 88 e 86 anos devem preencher formulário específico que estará disponível no Portal da Prefeitura a partir da próxima segunda-feira (15). A vacinação será por agendamento em domicílio.

Também é possível vacinar contra gripe?

Não. Neste momento será aplicada apenas a vacina contra a COVID-19. A vacina contra a gripe para 2021 ainda não está disponível e, quando estiver, é de suma importância esta vacinação no momento da campanha e que a vacina contra a COVID-19 não exclui a vacina contra a gripe.

Quando será vacinado o público abaixo de 86 anos?

A prefeitura ainda deve divulgar o procedimento e cronograma para a vacinação dos outros públicos, dependendo do recebimento de novas remessas de vacina.

Idosos com menos de 86 anos podem se cadastrar?

Não há fila de espera. A vacinação ocorrerá de acordo com o quantitativo de doses disponibilizadas para o município.

Quem já teve COVID-19 precisa se vacinar?

Sim, mesmo quem já teve a doença precisa ser vacinado. A única restrição é para quem teve COVID-19 nos últimos 30 dias.

As reuniões são permitidas depois da vacinação?

Não, a vacina não dispensa as medidas de proteção enquanto maior parte da população não for imunizada. É preciso manter o distanciamento social, uso de máscara e a higienização correta das mãos. Importante ressaltar que a vacina só apresenta a máxima eficácia comprovada após a segunda dose.

São quantas doses?

Tanto a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Butantan, quanto a vacina desenvolvida pela AstraZeneca/Fiocruz, devem ser administradas em esquema de duas doses, exclusivamente por via intramuscular.

Qual o intervalo entre as doses?

O intervalo entre as doses depende da vacina que será aplicada. A vacina Coronavac deve ser administrada com intervalo de 2 a 4 semanas. Já a vacina da AstraZeneca/Fiocruz é administrada com intervalo de doze semanas entre as doses.

É permitido receber uma dose da vacina Coronavac e outra da vacina da Fiocruz?

Não. A recomendação é que as duas doses sejam da mesma vacina, o que será observado pelo(a) agente na hora de administrar a segunda dose

A vacina possui algum efeito colateral?

As vacinas podem provocar reações adversas. Diante disso, algumas atenções são necessárias:
  • Em caso de febre, a vacinação deverá ser adiada até a melhora para que a doença que ocasionou a febre não seja relacionada à vacina.
  • Não foi identificado efeito prejudicial em pessoas assintomáticas com o vírus da COVID-19, O Sars-Cov-2 em período de incubação. Pessoas que já tiveram a doença podem ser vacinadas. Entretanto, recomenda-se também o adiamento em casos confirmados.
  • Como a piora clínica pode ocorrer até duas semanas após a infecção, o ideal é que a vacina seja adiada até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir da primeira amostra de PCR positiva em pessoas assintomáticas.
  • Gestantes, lactantes e puérperas: não foram feitos testes nestes grupos. As mulheres que estavam grávidas no momento da imunização, mas que não sabiam da gravidez, devem ser encaminhadas para o pré-natal, embora exista baixa probabilidade de risco.(Não se aplica)
  • Pacientes que fazem uso de anticoagulante: o uso desses remédios deve ser mantido e não impede a vacinação. O uso de injeção intramuscular em pacientes sob uso crônico de antiagregantes plaquetários é prática corrente, portanto considerado seguro. Não há relatos de interação entre os anticoagulantes em uso no Brasil (varfarina, apixabana, dabigatrana, edoxabana e rivaroxabana) com vacinas.
  • Pacientes que vivem com doenças reumáticas: preferencialmente devem ser vacinados com a doença sob controle.
  • Pacientes oncológicos, transplantados e demais pacientes imunossuprimidos: não foram realizados testes neste grupo. No entanto, considerando o vetor viral não replicante e o vírus inativado, é improvável que exista risco aumentado.

Esclarecimentos

A prefeitura informou que não haverá mudança na conduta de vacinação em relação ao que foi praticado no último sábado, que, de certa forma, acumulou fila e aglomeração.

"As medidas de segurança contra o coronavírus devem ser respeitadas nos postos de vacinação. O uso de máscara é obrigatório e a prefeitura orienta para evitar aglomeração o idoso deve ir acompanhado por apenas uma pessoa", informou a PBH.

Os postos de saúde que vão fazer a vacinação de idosos vão continuar atendendo as outras pessoas para atendimentos corriqueiros. A PBH garante que os espaços de vacinação têm entradas separadas dos demais serviços e os profissionais atendem somente na imunização.

"Todos foram orientados quanto à proteção e cuidados contra o novo Coronavírus. Para entrada nas unidades de saúde é obrigatório o uso de máscaras", ressaltou.

Até o dia 19 ocorre a vacinação por agendamento dos idosos acima de 89 anos. O cadastro dos acamados com idade entre 86 e 88 anos tem início nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, ainda sem data para término.

"O cronograma para imunização demanda logística específica, levando em consideração diversos fatores como localização, rotas, número de pessoas a serem vacinadas e escalas de trabalho", respondeu a prefeitura.

Depois de concluída a vacinação dos idosos acima de 86, a expectativa – se for seguido o cronograma da PBH detalhado logo abaixo – é de vacinação de idosos a partir de 75 anos. A Secretaria Municipal de Saúde informou que recebeu três remessas de vacina contra COVID-19, sendo 201.720 doses da CoronaVac, e 40.500 da AstraZenica, totalizando 242.220 doses. Todas as doses recebidas pelo município já têm destinação de público definida.

"É fundamental que novas remessas de vacinas continuem chegando a Belo Horizonte para que os públicos imunizados sejam ampliados cada vez mais. Com isso será possível melhorar a situação epidemiológica e a pressão na assistência no município. A Prefeitura aguarda informações sobre novas remessas de vacina que serão repassadas para o município por meio da Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde", disse, em nota.

Ficou outras dúvidas ou tem reclamações e sugestões sobre a vacinação? Entre em contato com a Ouvidoria da PBH.

A Prefeitura de Belo Horizonte estipulou uma sequência para a vacinação contra COVID-19 de grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A ordem está sujeita a alteração, assim como os grupos podem ser fragmentados dependendo do quantitativo de doses disponibilizadas à capital. Confira:

  1. Trabalhadores de Saúde de hospitais públicos e privados, UPA’s e SAMU (em andamento)
  2. Trabalhadores da Saúde (APS) e de Cersams (em andamento)
  3. Pessoas com 60 anos (ou mais) institucionalizadas (em andamento)
  4. Pessoas institucionalizadas, com deficiência (em andamento)
  5. Idosos com 89 anos ou mais (em andamento)
  6. Trabalhadores que atuam em laboratórios, clínicas oncológicas e hematológicas, serviços de hemodiálise, clínicas de imagem, serviços da atenção secundária, atenção domiciliar e de especialidades do SUS-BH, equipamentos da saúde mental e hospital dia (em andamento)
  7. Idosos de 86 a 88 anos (em andamento)
  8. Demais trabalhadores da Saúde residentes em Belo Horizonte com registro ativo no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) 
  9. Pessoas de 75 anos e mais; e acamados
  10. Pessoas de 60 e mais 
  11. Pessoas com comorbidades
  12. Pessoas com deficiência permanente grave
  13. Pessoas em situação de rua
  14. Povos indígenas e quilombolas 
  15. Forças de Segurança e Salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade
  16. Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso
  17. Trabalhadores de Transporte Metroviário e Ferroviário
  18. Trabalhadores de Transporte Aéreo
  19. Trabalhadores da educação*
  20. Caminhoneiros
  21. Trabalhadores Industriais
*O grupo de trabalhadores da educação pode ser priorizado de acordo com reabertura das escolas.

Confira os locais de vacinação em BH por região:


BARREIRO
Centro de Saúde Itaipu Jatobá: Rua Wanderley de Sales Barbosa, 350, Marilândia
Centro de Saúde Mangueiras: Rua Chafariz, 4, Petrópolis
Centro de Saúde Diamante / Teixeira Dias: Rua Maria Marculina de Souza, 40, Diamante
Centro de Saúde Barreiro de Cima: Praça Modestino de Sales Barbosa, 100, Flávio Marques L.

CENTRO-SUL
Centro de Saúde Menino Jesus: Rua Congonhas, 692, Santo Antônio
Centro de Saúde Oswaldo Cruz: Rua Uberaba, s/n, Esquina com Aug. de Lima, Barro Preto
Serviço de Atenção à Saúde do Viajante: Rua Paraíba, 890, Funcionários
 
LESTE
Centro de Saúde Alto Vera Cruz: Rua General Ozório, 959, Alto Vera Cruz
Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes: Av. Petrolina, 871, Sagrada Família
Centro de Saúde Boa Vista: Rua Guruá, 833, Boa Vista
 
NORTE
Centro de Saúde Providência: Rua São Sebastião, 30, Providência
Centro de Saúde Campo Alegre: Rua Osório Duque Estrada, 491, Campo Alegre
Centro de Saúde Jaqueline 2: Rua João Pereira Lima, 50, Jaqueline
Centro de Saúde Jardim Guanabara: Rua Fanny Martins de Barros, 71, Jardim Guanabara
 
NORDESTE
Centro de Saúde Cidade Ozanan: Rua Dr. Furtado de Menezes, 610, Ipiranga
Centro de Saúde Leopoldo Crisóstomo de Castro: Rua Leôncio Chagas, 157, União
Centro de Saúde Goiânia: Rua Lucimara Marques, 677, Goiânia
 
OESTE
Centro de Saúde Palmeiras: Av. Dom João VI, 1.821, Palmeiras
Centro de Saúde Noraldino de Lima: Av. Amazonas, 4.373, Nova Suíça
Centro de Saúde Cabana: Rua Centro Social, 536, Cabana
Centro de Saúde Santa Maria: Rua Adonias Filho, 211, Santa Maria
 
PAMPULHA
Centro de Saúde Padre Tiago: Av. João XXIII, 1.233, Alípio de Melo
Centro de Saúde Dom Orione: Av. Otacílio Negrão de Lima, 2.220, São Luís
Centro de Saúde Padre Joaquim Maia: Rua Boaventura, 1.900, Liberdade

VENDA NOVA
Centro de Saúde Paraúna: Rua João Ferreira da Silva, 248, Paraúna
Centro de Saúde Rio Branco: Rua Joviano Coelho Júnior, 45, Rio Branco
Centro de Saúde Céu Azul: Rua Alice Marques, 187, Céu Azul
 
NOROESTE
Centro de Saúde Ermelinda: Av. Paes de Abreu, 114, Vila Ermelinda
Centro de Saúde Glória: Rua Eneida, 955, Glória
Centro de Saúde Jardim Montanhês: Rua Leopoldo Pereira, 407, Jardim Montanhês
Centro de Saúde Dom Cabral: Praça da Comunidade, 40, Dom Cabral
 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)