(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Em BH, maioria dos idosos acima de 89 anos deve ser vacinada em casa

Postos de saúde estão preparados para receber essa parcela da população, mas ainda não há demanda


09/02/2021 13:13 - atualizado 09/02/2021 15:31

José Batista Soares, de 99 anos, recebeu a primeira dose da vacina(foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte)
José Batista Soares, de 99 anos, recebeu a primeira dose da vacina (foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte)
Os idosos com mais de 89 anos e que moram em Belo Horizonte começaram a ser vacinados contra o novo coronavírus nessa segunda-feira (08/02). A expectativa da Prefeitura de BH é de que a maioria dessa população seja imunizada em casa, com suporte de uma equipe volante de profissionais de saúde do poder municipal.


É o caso de três idosos já vacinados com uma primeira dose do imunizante: Edith Margarida da Paixão (93 anos), José Jardim Machado (92) e José Batista Soares (99). Eles moram nas regionais Oeste e Barreiro.

Aos 93 anos, Edith Margarida da Paixão foi vacinada em casa(foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte)
Aos 93 anos, Edith Margarida da Paixão foi vacinada em casa (foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte)
Apesar disso, os postos de saúde estão prontos para receber as doses e aplicá-las nos idosos acima de 89 anos. Até a manhã desta terça-feira (09/02), não havia previsão de imunização de que algum idoso seja vacinado em algum desses centros de saúde, mas o cenário pode mudar nos próximos dias.

Para que esses idosos com mais de 89 anos sejam vacinados, é necessário um cadastro. Segundo o Executivo municipal, esse agendamento deve ser feito por meio do telefone 156 ou pelo portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

José Jardim de Machado, de 92 anos, também é um dos vacinados em BH(foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte)
José Jardim de Machado, de 92 anos, também é um dos vacinados em BH (foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte)
No caso do telefone, o serviço está disponível das 7h às 21h nos dias úteis. Aos domingos e feriados, das 7h às 20h, a partir da opção 2. O pedido deve ser feito até 28 de fevereiro. O próprio idoso, um parente ou responsável deve fazer o cadastro.

Até às 14h dessa segunda, sete mil inscrições foram feitas. No agendamento, o responsável pode escolher se a vacina será aplicada em casa ou em um posto de saúde de preferência.

Alerta para golpes

 
Diante do início das vacinações contra a COVID-19, a prefeitura alerta contra golpes que podem ser aplicados por criminosos durante a imunização.

Segundo o Executivo municipal, circula nas redes sociais mensagens com um cronograma de vacinação, com datas e idades das pessoas.

Porém, esse planejamento não existe. A prefeitura informa que as visitas das equipes de vacinação "são agendadas via ligação telefônica".

Dessa maneira, o cidadão não deve abrir a porta de sua casa sem receber a comunicação telefônica antes. É preciso ficar atento às identificações também.

A vacinação em BH


Até essa segunda-feira, 72.653 já foram vacinadas em BH. Dessas, 1.096 já receberam a segunda e definitiva dose.

Foram aplicadas 57.756 ampolas da CoronaVac (Butantan/Sinovac Biotech) e 14.897 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford).

No total, a prefeitura já recebeu 193.820 doses dos dois imunizantes. Dessas, 160.559 já foram encaminhadas aos 220 postos de imunização (hospitais, centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento - UPAs -, laboratórios e equipes volantes).
 

A COVID-19 em BH

 
Segundo dados divulgados nesta terça pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, Belo Horizonte teve 93.199 casos confirmados de COVID-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Ao todo, 2.375 pessoas morreram na capital mineira por causa das complicações causadas pelo coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)