(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ZONA DA MATA

COVID-19: Após dois dias na Onda Verde, Viçosa regride para Onda Vermelha

Com o novo decreto, festas, eventos e shows ficam proibidos por tempo indeterminado. Cirurgias eletivas estão suspensas por 10 dias


02/02/2021 17:27 - atualizado 02/02/2021 18:17

Bares e restaurantes, que antes podiam funcionar até as 23h30, ficam restritos ao funcionamento até as 22h30(foto: Divulgação/Prefeitura de Viçosa)
Bares e restaurantes, que antes podiam funcionar até as 23h30, ficam restritos ao funcionamento até as 22h30 (foto: Divulgação/Prefeitura de Viçosa)
 

Com apenas dois dias na Onda Verde do Programa Minas Consciente, a prefeitura de Viçosa, na Zona da Mata, anuncia a regressão do município para a Onda Vermelha, de maior restrição. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (Coes) da cidade, nessa segunda-feira (1º/2).

 

O decreto nº 5.614/2021, assinado no início da noite dessa segunda-feira, mantém a proibição, por tempo indeterminado, de festas, eventos e shows no município.

 

Bares e restaurantes, que antes podiam funcionar até as 23h30, ficam restritos ao funcionamento até as 22h30, também por tempo indeterminado. A proibição da colocação de mesas e cadeiras em vias públicas fica mantida.

Além disso, a realização de cirurgias eletivas também está suspensa, pelo prazo de 10 dias, a contar da data da publicação do decreto.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a decisão ocorreu devido à possibilidade de ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

 

De acordo com o último boletim epidemiológico, Viçosa soma 2.849 casos confirmados de pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus. O número de mortes já chegou a 17. A média móvel de casos do município está em 31, considerando os últimos sete dias.

 

O município dispõe de 11 leitos UTI e 32 leitos clínicos para tratamento da COVID-19. Atualmente, sete pessoas estão internadas na UTI e 10 na enfermaria.

 

Confira as regras da Onda Vermelha

 

A onda mais restritiva do programa indica situação que exige cuidado e requer significativo distanciamento. De forma linear, a distância mínima é de três metros e a capacidade nos espaços fechados é de uma pessoa a cada 10m².

 

Quando não houver atendimento ao público, ou se o espaço for a céu aberto, poderá ser adotado 4m² por pessoa.

No caso dos serviços não essenciais, deve-se limitar a um cliente por atendente.

O protocolo restritivo também prevê as seguintes regras:

 

 

  • Priorização do teletrabalho aos funcionários
  • Proibição do autoatendimento pelo cliente (self-service)
  • Atendimento somente mediante agendamento (serviços e atendimentos pessoais)
  • Questionamento prévio ao cliente (de preferência ao telefone, quando for marcar seu atendimento), se apresenta sintomas respiratórios, se está em isolamento ou quarentena em decorrência da COVID-19 e, em caso positivo, não poderá ser atendido
  • Aferição obrigatória de temperatura de funcionários e clientes, com restrição de entrada em caso de a temperatura aferida ser superior a 37,5 C. Os acompanhantes, independentemente da temperatura, também estarão sujeitos à restrição de entrada nos estabelecimentos

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)