(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Técnica de enfermagem recebe a 1ª dose da CoronaVac em Juiz de Fora

Ato simbólico contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral


20/01/2021 15:44 - atualizado 22/01/2021 12:18

Juiz de Fora começa a vacinar 15 mil pessoas do grupo prioritário, nesta 1ª fase(foto: Marcos Alfredo )
Juiz de Fora começa a vacinar 15 mil pessoas do grupo prioritário, nesta 1ª fase (foto: Marcos Alfredo )
A técnica de enfermagem Denise Maria Rocha de Freitas, de 43 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a COVID-19, em Juiz de Fora, nesta quarta-feira (20/01). Outras três profissionais de saúde também foram imunizadas contra o novo coronavírus. O ato simbólico – que dá início à vacinação na cidade – ocorreu no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Um dia após a chegada de 33.800 doses da vacina CoronaVac, a cidade iniciou a vacinação de 15 mil pessoas, nesta primeira fase. Por enquanto, somente idosos em instituições de longa permanência e profissionais de saúde serão vacinados, pois pertencem ao grupo prioritário.

Na solenidade de ato simbólico, quatro mulheres, profissionais de saúde, receberam o imunizante. A primeira foi Denise Maria Rocha de Freitas, 43  anos, técnica de enfermagem há 12 anos. Para ela, o momento é de felicidade. “Eu me sinto privilegiada, a gente vê o que essa doença causou, agora é a esperança. É uma mistura de sentimentos. Estou muito feliz, é uma luz no fim do túnel”, comemora.
 
 

Em seguida, foi a vez de Georgia Andreia de Carvalho Castro, 49 anos. Ela  é  enfermeira há 20 anos e trabalha no Hospital Universitário, na linha de frente de atendimento a pacientes com Covid-19. “A ansiedade que a gente estava, para este momento, era grande. Eu acho que garantir a cidadania de dar acesso à vacina para todos, é um marco histórico. Fico muito feliz de fazer parte desse momento”, agradece.

A terceira a ser vacinada foi a enfermeira Amanda Assunção, 34 anos. “Foi extremamente gratificante. Um misto de muitas emoções, de esperança renovada, um reconhecimento para nós trabalhadores da saúde. É indescritível a emoção”.

A quarta e última da vez, foi Eva Sueli Faustino Maria, 53 anos, técnica de enfermagem com 30 anos de experiência. Para ela, ser escolhida para receber a vacina é uma forma de reconhecimento de quem trabalha na área da saúde. “O meu marido pegou COVID e o medo é maior quando chega em nossa casa, a gente toma um susto. Mas hoje estou muito feliz, está sendo um alívio. Agora a gente tem que correr, a vacina vai ser nossa aliada para combater esse vírus. Estou aliviada”, finaliza.
 
 
Denise Maria Rocha de Freitas, Amanda Assunção, Georgia Andreia de Carvalho Castro e Eva Sueli Faustino Maria(foto: Marcos Alfredo )
Denise Maria Rocha de Freitas, Amanda Assunção, Georgia Andreia de Carvalho Castro e Eva Sueli Faustino Maria (foto: Marcos Alfredo )

O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral; da prefeita de Juiz de Fora Margarida Salomão (PT); do presidente da Câmara Municipal  Juraci Scheffer (PT); do reitor UFJF Marcus David; da secretária municipal de Saúde Ana Pimentel; e do superintendente do HU, Dimas Araújo.

Em sua fala, Carlos Eduardo Amaral afirmou que foi um sucesso a entrega das vacinas no interior. “A gente está rodando o Estado para participar desse início da vacinação. É muito importante estar presente, pra nós é um momento especial a chegada da vacina. Agora teremos a condição de começar a caminhar, um norte mais definido”, comenta o secretário de estado de Saúde. 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Pimentel, a escolha do HU foi simbólica. “Aqui nós temos o encontro da ciência que permite ter uma vacina em um tempo tão curto. Veja, a UFJF que é uma parceira incansável no enfrentamento à pandemia na cidade, porque várias iniciativas que aplicamos são frutos da universidade, e temos o SUS. Essas instituições têm o HU como ponto de encontro”, explica.

Nesta quarta-feira (20), a equipe de vacinadores será vacinada, e amanhã, é a vez dos idosos em instituições de longa permanência. Já na sexta-feira (22), é a vez dos profissionais de saúde que trabalham em hospitais.

Juiz de Fora está na Onda Vermelha do programa estadual Minas Consciente. A cidade acumula 631 mortes em decorrência da COVID-19 e os casos confirmados somam 15.894. A taxa de ocupação de UTI-SUS está em 79,61%. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)