(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Estado reclassifica Juiz de Fora na Onda Vermelha a partir de sábado

Cidade reabriu há seis dias, quando avançou para a Onda Amarela do programa estadual Minas Consciente


14/01/2021 17:35 - atualizado 14/01/2021 18:43

Prefeitura vai publicar novo decreto com protocolos de enfrentamento à COVID-19(foto: Marcos Alfredo)
Prefeitura vai publicar novo decreto com protocolos de enfrentamento à COVID-19 (foto: Marcos Alfredo)
Governo de Minas reclassificou a microrregião de Juiz de Fora na Onda Vermelha do programa estadual Minas Consciente. O indicador foi publicado nesta quinta-feira (14/01), e estipula a regressão de onda a partir do próximo sábado (16/01), devido ao aumento de casos de COVID-19.

Além de Juiz de Fora, outras três cidades da microrregião foram reclassificadas na Onda Vermelha: Lima Duarte, São João Nepomuceno e Bicas.


Nos últimos 30 dias, Juiz de Fora registrou 177 mortes por COVID-19. A média é de seis mortes diárias nos últimos 30 dias, isso equivale a três vezes a média do mês de outubro, quando eram dois óbitos por dia.  

No último sábado (09/01), Juiz de Fora avançou para a Onda Amarela, em que reabriu o comércio e voltou ao funcionamento de serviços não essenciais como lojas, academias, shoppings, bares e igrejas. Porém, de acordo com a atualização do programa Minas Consciente, a cidade deverá fechar o comércio e regredir à Onda Vermelha já no próximo sábado. 

Das três fases de ondas, a Onda Vermelha é a mais restritiva, pois somente os serviços essenciais podem funcionar, como supermercados, farmácias, bancos e serviços de reparo e manutenção.

Onda Vermelha - Veja o que pode funcionar:

  • Supermercados, padarias, lanchonetes, lojas de conveniência;
  • Restaurantes e bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
  • Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
  • Serviços de ambulantes de alimentação;
  • Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
  • Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
  • Vigilância e segurança privada;
  • Serviços de reparo e manutenção;
  • Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
  • Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
  • Construção civil e obras de infraestrutura;
  • Comércio de veículos, peças e acessórios automotores;
  • Além de qualquer atividade que possa ser feita a distância, por delivery ou sem a entrada dos consumidores nos estabelecimentos.

Empresários lamentam a decisão


De acordo com Marcos Tadeu Andrade Casarin, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/MG), a situação é crítica. Já são mais de 300 lojas fechadas, e mais de 3 mil pessoas foram demitidas na cidade. 

Segundo Casarin, muitos empresários precisam pagar dívida, salário e contas, mas não têm dinheiro para honrar os compromissos. “Se proíbe a gente de trabalhar, mas o Governo deveria dar sustentação pra gente. Os protocolos de funcionamento deveriam ser analisados por setor. Veja o pessoal de eventos, eu conheço um empresário que tem mais de 30 empregados, mas não tem trabalho desde o início da pandemia, além disso, agora, sem auxílio emergencial, vai ficar inviável manter. Outra coisa, fecham as lojas, enquanto isso, olha os ônibus lotados, são lojas ambulantes porque tem muitas pessoas juntas”, reclama.

Por enquanto, Juiz de Fora ainda permanece na Onda Amarela até a publicação de novo decreto, prevista para o fim de semana.

Nesta quinta-feira (14/01), Juiz de Fora contabiliza 590 mortes pela COVID-19 e os casos confirmados somam 14.954 infectados. 

A cidade tem 412 hospitalizados em decorrência da COVID-19. A taxa de ocupação de UTI-SUS é de 85,93%.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)