(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

COVID-19: Com 80% dos leitos de enfermaria ocupados, Araxá teme colapso

Secretária Municipal de Saúde, Diane Dutra, declarou que há dificuldades em encontrar profissionais de saúde especializados para contratação


14/01/2021 14:48 - atualizado 14/01/2021 17:40

Último boletim epidemiológico da COVID-19 de Araxá, divulgado pela secretária de Saúde da cidade(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Último boletim epidemiológico da COVID-19 de Araxá, divulgado pela secretária de Saúde da cidade (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Em Araxá, no Triângulo Mineiro, a ocupação de leitos de enfermaria destinados à COVID-19 chegou a 80% e os de UTI a quase 50%, segundo o último boletim epidemiológico da cidade, divulgado nesta quarta-feira (13/01). A secretária Municipal de Saúde, Diane Dutra, afirma que a situação é preocupante e que o município está com dificuldades para contratar profissionais de saúde. Ela diz temer até o colapso no sistema.
 
A cidade soma neste momento 3.687 casos do novo coronavírus, sendo que 3.267 estão recuperados. Ainda conforme o último boletim diário da doença, foi confirmado na cidade a 44ª morte causada pela doença; trata-se de um homem de 79 anos.
 
Em entrevista ao Portal Imbiara, a secretária de Saúde de Araxá disse que no fim do ano passado houve muitas festas na cidade. “Em muitos ranchos, muitas pessoas que viajaram, e a consequência está sendo agora, com o aumento do número de caso”, considerou.
 
A dificuldade em encontrar profissionais de saúde especializados a preocupa: “Estamos em uma fase do ano em que muitos da equipe médica saem para fazer residência. Então, estamos com dificuldade de atender. Temos estrutura física, equipamentos e medicamentos, mas está muito difícil a equipe médica".

Ela pede à população que mantenha o isolamento, pois se os números continuarem crescendo, o sistema de saúde não terá como atender todos: "É mais um alerta para a população não se aglomerar e seguir nossas orientações, porque podemos entrar em um colapso se acontecer esse aumento muito grande na taxa de ocupação”.
 
A reportagem questionou a Secretária de Saúde de Araxá, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, sobre quais ações estão sendo desenvolvidas na cidade para conter o avanço da doença. Até o fechamento desta matéria, não obteve a reposta.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)