(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RETOMADA SUSPENSA

Alta da COVID-19 em BH faz com que UFMG recue no plano de retorno

Atualmente, instituição está na fase que permite receber até 20% dos servidores, profissionais terceirizados e estudantes


11/01/2021 19:31 - atualizado 11/01/2021 20:00

Atualmente, UFMG está na fase que permite receber até 20% dos servidores, profissionais terceirizados e estudantes(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Atualmente, UFMG está na fase que permite receber até 20% dos servidores, profissionais terceirizados e estudantes (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) informou, nesta segunda-feira (11/01), que não vai avançar no plano de retorno para a retomada presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto. A segunda etapa do planejamento montado pela instituição estava prevista para entrar em vigor neste mês, mas a alta dos números da COVID-19 em Belo Horizonte fez com que a reitoria recuasse da decisão.

De acordo com um comunicado expedido pela reitoria, a medida de avançar para a etapa 2 do plano de retorno está suspensa por tempo indeterminado. Atualmente, a UFMG está na etapa 1, fase que permite receber até 20% dos servidores, profissionais terceirizados e estudantes. A recomendação de recuo no plano de retorno também vale para Montes Claros, no Norte de Minas.

“A situação epidemiológica atual exige ainda o controle do fluxo de pessoas nos campi e o redobramento dos cuidados individuais e coletivos de biossegurança. Assim, permaneceremos na Etapa 1, situação de funcionamento da Universidade, com teto de ocupação de espaços físicos de até 20%”, diz o comunicado, assinado pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira.

A reitoria da UFMG também destacou que, apesar da proximidade da disponibilização de uma vacina, os impactos da crise sanitária na sociedade são profundos e exigem “paciência, responsabilidade e senso de coletividade”. 

“Lamentamos sobremaneira as mais de 200 mil mortes pela COVID-19 e esperamos que os princípios de equidade e universalidade do SUS sejam respeitados e garantidos no plano nacional de imunização para o controle da pandemia”, concluiu.

Os dados divulgados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta segunda-feira mostram que a capital mineira já registrou 70.223 casos confirmados de coronavírus, além de 1.956 mortes provocadas pela doença. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) está em vermelho, com 86,5% das vagas preenchidas, número recorde desde o começo da pandemia.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)