(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Após mais um recorde de ocupação, BH deve ter novos 40 leitos de UTI

Jackson Machado Pinto, secretário municipal de Saúde, afirmou que novas unidades devem estar disponíveis à população ainda nesta semana


11/01/2021 18:46 - atualizado 11/01/2021 19:16

Ocupação de leitos de UTI em BH está cada vez mais crítica nas últimas semanas(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 09/07/2020)
Ocupação de leitos de UTI em BH está cada vez mais crítica nas últimas semanas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 09/07/2020)

 

A saúde pública de Belo Horizonte deve ter novos 40 leitos de UTI ainda nesta semana. É o que garantiu o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, em entrevista à Rádio Itatiaia nesta segunda-feira (11/01).

 

A cidade bateu mais um recorde de ocupação dessas unidades no boletim desta segunda. Os dados referentes à situação de domingo (10/01) mostram que 86,5% das unidades de terapia intensiva estão em uso na cidade.

 

Essa foi a quarta vez que a cidade bateu recorde de ocupação das UTIs somente em 2021. Agora, restam apenas 77 das 569 vagas do tipo disponíveis nas redes SUS e privada da capital mineira.

 

Para efeito de comparação, exatamente um mês atrás, em 10 de dezembro, Belo Horizonte registrava ocupação de 56,7% nas UTIs.

 

Porém, vale lembrar que a PBH alterou a metodologia de análise do indicador no último dia 17. O Executivo municipal excluiu do balanço uma série de leitos que, apesar de contarem até então, não estavam efetivamente disponíveis, seja por falta de pessoal ou por outros fatores.

 

“Caso aconteça uma contaminação maciça, que vá demandar um número muito grande de leitos tanto de enfermaria quanto de CTI, nós corremos o risco de ter gente morrendo na rua”, afirmou o secretário na última entrevista coletiva concedida pela prefeitura, em 30 de dezembro.

 

Prefeitura responde 

 

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que novos 24 leitos de UTI já foram incluídos no balanço desta segunda. A prefeitura esclareceu que articula para incrementar a oferta de vagas na rede SUS, mas que isso depende da contratação de profissionais de saúde.

 

"É esperado que nas próximas semanas este quantitativo aumente, desde que sejam viabilizadas as contratações de equipes necessárias para garantir a atenção médica adequada. A Secretaria, juntamente com os hospitais, tem trabalhado ininterruptamente na busca destes profissionais”, informou a pasta.

 

 

A reportagem também perguntou quais os custos da operação e quais hospitais serão beneficiados em caso de adição de novos leitos, mas esses questionamentos não foram respondidos. 

 

Casos e mortes

 

Os casos de infecção pelo novo coronavírus em Belo Horizonte chegaram a 70.223. As mortes pela doença estão próximas de 2 mil.

 

Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda, são 1.956 vidas perdidas pela COVID-19 na capital mineira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)