(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Prefeita eleita anuncia 1 milhão de vacinas para Juiz de Fora

Anúncio foi feito durante solenidade de diplomação da Justiça Eleitoral


18/12/2020 22:20 - atualizado 18/12/2020 22:51

Prefeita eleita Margarida Salomão assinou documento com o Instituto Butantan (foto: foto reprodução)
Prefeita eleita Margarida Salomão assinou documento com o Instituto Butantan (foto: foto reprodução)
A prefeita eleita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), anunciou a assinatura de documento, com o Instituto Butantan de São Paulo (SP), para aquisição de um milhão de doses da vacina contra COVID-19. O pronunciamento ocorreu, nesta noite de sexta-feira (18), durante solenidade da Justiça Eleitoral para diplomação dos eleitos em 2020.
 
 
Em live feita por rede social, Margarida relatou que um memorando de entendimento foi assinado, nessa quinta-feira (17), junto ao Butantan para garantir, em janeiro, a oferta de um milhão de vacinas produzidas pelo instituto. “Nossa secretária de Saúde, Ana Pimentel, já está elaborando o plano de vacinação. Juiz de Fora tem números alarmantes, e também, as pessoas estão cansadas, sofrendo efeitos de uma grave crise econômica agravada com a pandemia. Então, a vacinação é uma grande esperança da população, nós não podíamos ficar inertes. Quero agradecer ao ex-deputado Marcus Pestana que fez a mediação junto ao Instituto Butantan”, esclarece.

De acordo com Margarida, o acordo é uma forma de Juiz de Fora garantir acesso à vacina, caso haja algum impedimento no fornecimento via Sistema Único de Saúde (SUS). “Assim que tomarmos posse, vamos praticar os atos adequados para que essa boa notícia torne-se realidade. Sou uma grande defensora do SUS, espero que o SUS atenda a todos, mas se houver alguma demora, alguma dificuldade, nós já contamos com uma alternativa. Fazemos isso em respeito aos direitos constitucionais dos cidadãos e cidadãs de Juiz de fora”, finaliza.

Juiz de Fora está na Onda Amarela do programa Minas Consciente do governo de Minas. Nesta semana, a cidade bateu recorde ao registrar 20 mortes por COVID-19 em apenas um dia.

Nesta sexta-feira (18), Juiz de Fora contabiliza 433 mortes em decorrência do novo coronavírus e 12.283 casos confirmados. A taxa de ocupação de UTI-SUS está em 85,28%. Dos 13 hospitais; 10 estão com ocupação de UTI acima de 80%.

Diplomação

Por meio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Justiça Eleitoral diplomou os 19 vereadores eleitos em 2020, além da primeira mulher prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, e o vice-prefeito Kennedy Ribeiro (PV).
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)