(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AGRAVAMENTO

Divinópolis: vigilância pede que confraternizações sejam virtuais

Média diária de casos confirmados de COVID-19 dispararam e taxa de ocupação hospitalar aumentou


05/12/2020 19:30 - atualizado 05/12/2020 19:52

Divinópolis registrou mais de 2,7 mil casos confirmados da COVID-19(foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)
Divinópolis registrou mais de 2,7 mil casos confirmados da COVID-19 (foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis)
A Vigilância Sanitária de Divinópolis, região Centro-Oeste de Minas Gerais, recomendou, neste sábado (5/12), que as confraternizações de final de ano sejam virtuais. O alerta foi emitido após os indicadores da COVID-19 dispararem. Com recorde de notificações e confirmações da doença em novembro, dezembro começou com números ainda maiores.

 

Boletim divulgado nesta sexta-feira (4/12) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aponta 2.716 confirmações da doença, 65 a mais do que o dia anterior. A média diária pulou de 20 do mês anterior para 55,75 nos quatro primeiros dias de dezembro. Outro índice que tem gerado ainda mais preocupação é o de internação hospitalar

 

A taxa de ocupação dos leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) - exclusivos para tratamento da doença - está em 48,48% (rede pública e privada). Dos 66, 32 estão com pacientes internados.

 

Neste sábado (5/12), pela primeira vez desde o início da pandemia, Divinópolis atingiu 100% de ocupação dos leitos exclusivos em dois hospitais da rede particular. Quando consideradas as quatro unidades com atendimento pela saúde suplementar, a taxa é de 61,11%. Dos 31 disponíveis, 22 estão ocupados.


Já a taxa de ocupação dos 35 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 33,33%. 10 pessoas estão internadas em estado grave. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Janice Soares, classificou o cenário como "o pior desde o início da pandemia". Projetando um agravamento, a recomendação é para suspender as confraternizações presenciais.

 

"A gente sabe que é um mês de confraternização, então recomendamos que seja de forma virtual. Não é o ideal, não é o que a gente espera para o Natal, mas é o mais seguro, do contrário os nossos hospitais não vão conseguir atender e não terá para onde ir, porque todas as regiões estão complicadas. Leste do estado está na onda vermelha. Tem que respeitar essas medidas sanitárias para evitar a ocupação hospitalar", orientou.

 

Onda amarela

 

Com a regressão da macrorregião Oeste para a onda amarela, assim como da micro de Divinópolis, a cidade decidiu adotar as diretrizes previstas no protocolo. A partir desta segunda-feira (7/12), os bares e restaurantes podem funcionar até às 1h, porém as atividades de lazer e entretenimento dentro do estabelecimento, como música ao vivo, estão proibidas. 

 

O decreto também inviabiliza a realização de reuniões, eventos sociais e comerciais com público maior à 30 pessoas. As determinações vigoram até durar o enquadramento da onda amarela. 

 

Ao mesmo tempo que adotou restrições, o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 flexibilizou o horário do comércio para o final de ano seguindo as convenções trabalhistas do setor. A mudança começa a partir desta terça-feira (8/12) com o funcionamento das lojas durante o feriado de Nossa Senhora da Conceição.


O Comitê Municipal vai monitorar a situação nos próximos dias e, caso os números não abaixem, já estuda novas determinações, como, por exemplo, a suspensão da venda de bebidas alcóolicas nos bares.

 

*Amanda Quintiliano especial para o EM

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)