Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Prefeitura de BH divulga horário de funcionamento do comércio aos domingos

Estabelecimentos poderão funcionar neste fim de semana de Black Friday e outros dois domingos que antecedem o Natal


26/11/2020 07:55 - atualizado 26/11/2020 09:54

Decoração natalina em loja no Centro de Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Decoração natalina em loja no Centro de Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou ontem a autorização para a abertura do comércio da capital em três domingosque antecedem o Natal no contexto da pandemia da COVID-19. Nesta quinta-feira, foi publicado o decreto que regulamenta o horário de funcionamento dos locais



  • Comércio varejista
  • Comércio atacadista
  • Atividades comerciais em funcionamento no interior de galerias de lojas e centros de comércio
  • Atividades comerciais em funcionamento no interior de shopping centers
  • Serviços de alimentação, para consumo no local: restaurantes, lanchonetes, cantinas, sorveterias, bares e similares no interior de galerias de lojas, centros de comércio e shopping centers

Ainda de acordo com o decreto, os estabelecimentos deverão respeitar a faixa de horário prevista para os sábados, conforme o no Anexo II do Decreto nº 17.361, de maio deste ano. Confira a tabela abaixo:

(foto: Reprodução da internet/DOM)
(foto: Reprodução da internet/DOM)

Ao Estado de Minas, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo Souza e Silva, se mostrou otimista com o anúncio.  “A CDL-BH concorda e reforça o alerta feito pelo prefeito no seu pronunciamento. Não é o momento de relaxamento. A população e comerciantes devem seguir os protocolos para evitar que o comércio seja fechado na nossa cidade. Principalmente agora, que temos duas datas importantes de vendas: a Black Friday e o Natal. Precisamos ter esses cuidados”, reconheceu.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) informou considerar que a autorização contribui para o restabelecimento de milhares de negócios, cujos os empresários “tanto sofreram ao longo do ano com a pandemia de COVID-19”. A federação pediu para que todos os comerciantes sigam rigorosamente os protocolos sanitários estabelecidos pela administração municipal.

Atualmente, o comércio varejista vem funcionando entre 10h e 19h de segunda a sexta-feira e das 9h às 18h aos sábados. Os shopping abrem de segunda a sábado, das 12h às 21h, desde setembro. Bares e restaurantes funcionam todos os dias das 11h às 22h.

Possibilidade de fechamento



Em duro recado dado ontem à população de Belo Horizonte, num pronunciamento que superou 9 minutos, Alexandre Kalil advertiu que poderá impor o fechamento da capital, diante da preocupação com o aumento dos indicadores da COVID-19, retratado nos casos de contaminação e mortes. O chefe do Executivo municipal afirmou que a “irresponsabilidade” daquelas pessoas que relaxaram na adoção das medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus pode obrigar a administração municipal a recuar na flexibilização das atividades econômicas.

O boletim epidemiológico divulgado ontem pela PBH indica que a capital registrou 222 casos de contaminação pelo coronavírus e três mortes em comparação com o levantamento de terça-feira. Ao todo, a capital tem 53.337 diagnósticos confirmados e 1.622 óbitos provocados pela COVID-19. (Com Déborah Lima, Guilherme Peixoto, Roger Dias. Colaboraram Ana Mendonça e Rodrigo Salgado, estagiários sob supervisão da subeditora Marta Vieira)

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade