(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Juiz de Fora tem novo decreto e recorde de casos confirmados de COVID-19 em 24h

Cidade retornou para a Onda Amarela do programa Minas Consciente há 12 dias


24/11/2020 19:04 - atualizado 24/11/2020 19:36

Decreto aplica restrições em atividades da Onda Amarela(foto: Marcos Alfredo)
Decreto aplica restrições em atividades da Onda Amarela (foto: Marcos Alfredo)
Prefeitura de Juiz de Fora publicou, nesta terça-feira (24), novo decreto com restrições em algumas atividades. A cidade registrou número recorde de casos confirmados em um dia, desde o início da pandemia de coronavírus.
De acordo com os últimos dados do painel gerencial da Prefeitura, Juiz de Fora confirmou mais 274 casos de COVID-19 nesta segunda-feira (23). O índice é o maior já contabilizado - em 24 horas -  durante a pandemia. Somente ontem, foram 5 mortes em decorrência do coronavírus.

No total, o município tem 8.707 casos confirmados e 296 mortes.

Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, retornou à Onda Amarela do programa Minas Consciente do governo de Minas, no dia 12 de novembro, devido ao aumento expressivo de casos. Além disso, na época, sete hospitais estavam com taxas de ocupação de UTI-SUS próximas a 100%.

Novo decreto 


Já na última quinta-feira (19), por meio de reunião virtual, o Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à COVID-19 decidiu editar novas regras para funcionamento de algumas atividades.

Portanto, de acordo com a Resolução 03 do Decreto Municipal 14.179, os juiz-foranos devem seguir as seguintes regras:

Bares e restaurantes

Funcionamento de segunda a sábado das 10h às 15h e das 18h às 22h. Aos domingos, somente delivery ou retirada em balcão. 

Locação de granja

Apesar de não estar contemplada no Minas Consciente, o corpo técnico da prefeitura entende que esse tipo de atividade é um dos maiores problemas neste momento, com granjas sendo locadas para realização de eventos particulares independente do número de pessoas. Na nova resolução, está proibido esse tipo de atividade. As punições são para quem fizer transações de aluguel entre imobiliárias, em sites específicos ou direto com locador.

Academias

Aos domingos, o funcionamento de academias está proibido. Além disso, estão suspensas as aulas e atividades coletivas. 

Atividades extracurriculares

As atividades extracurriculares em ambientes fechados, estão proibidas. As que são ao ar livre permanecem liberadas, atendendo aos protocolos estabelecidos anteriormente.

Clubes sociais

Todos os esportes e atividades de caráter coletivo estão proibidos. Bares, restaurantes e academias que funcionem nos clubes devem se adequar aos novos horários destes segmentos.

Atividades esportivas

Aluguel de quadras e campos esportivos ficam proibidos.

Templos religiosos

A presença de fiéis em templos religiosos fica restringida a 20% da capacidade dos locais, limitando-se, no máximo, a 100 pessoas.
 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)