(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Apartamentos na Grande BH recebem mercadorias de delivery por meio de robôs; entenda

Iniciativa está sendo implementada em um edifício localizado em Nova Lima e deve ser estendida para outros empreendimentos


27/08/2020 09:58 - atualizado 27/08/2020 10:25

Robô pode levar cargas de até 8kg e com formato máximo de 50 x 50(foto: Divulgação/Patrimar)
Robô pode levar cargas de até 8kg e com formato máximo de 50 x 50 (foto: Divulgação/Patrimar)
Imagina andar pelo prédio e se deparar com um robô nos corredores? Tal situação já é realidade em alguns edifícios de Nova Lima, na Grande BH. Isso porque está sendo testado um mecanismo com um drone terrestre, que é responsável por levar mercadorias de delivery que chegam na portaria até os moradores.

A iniciativa, do grupo de engenharia Patrimar, começou a ser testada na última semana no edifício Soho Square e ficará em avaliação por 30 dias. Mas não são em todos os horários que o mecanismo funcionará. O U. Pack Home Delivery, como é chamado o projeto, estará ativo em períodos de maior incidência de pedidos, de 11h às 14h e de 19h às 23h.

O serviço funciona da seguinte forma: o morador faz o pedido em um aplicativo de entrega de seu interesse e paga pelas mercadorias no próprio programa, de forma on-line. Assim, quando o produto chegar na portaria, ele será higienizado e inserido no robô, que se desloca até a pessoa que efetuou a solicitação para que ela recolha o que pediu. O condômino tem que olhar por três segundos para a parte superior do mecanismo para liberar a abertura do compartimento. Em seguida, o drone terrestre retorna ao seu local de origem, que é na portaria.

O robô comporta uma carga de até 8kg e com tamanho máximo de 50 x 50. Uma das principais vantagem da utilização do mecanismo é evitar o contato direto entre o morador e o entregador, diminuindo o risco de contágio da COVID-19 para ambos.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)