(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM BH

BH registra queda nas taxas de ocupação de leitos para pacientes com COVID-19

Apesar da diminuição da demanda, vagas na UTI seguem em nível de alerta, enquanto unidades de enfermaria estão em patamares estáveis


25/08/2020 10:31 - atualizado 25/08/2020 10:57

Taxas de ocupação de leitos caem em BH, porém vagas de UTI continuam em níveis de alerta(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Taxas de ocupação de leitos caem em BH, porém vagas de UTI continuam em níveis de alerta (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte nessa segunda-feira (24) apontou queda na taxa de ocupação de leitos para pacientes com COVID-19. Apesar de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estarem com uma demanda considerada de alerta, unidades de enfermaria apresentaram patamares estáveis.

Com 49,1% de ocupação, a demanda pelos leitos de enfermaria entrou em um nível considerado estável pela prefeitura, simbolizado pela cor verde. Já a tonalidade amarela representa alerta nos números. É o que indicou a ocupação por vagas de UTI. Ao todo, 56% delas estão com pacientes na capital. Um nível é considerado estável quando fica abaixo de 50%.

Vale ressaltar que a Prefeitura de BH mudou a metodologia de análise da ocupação dos leitos no início do mês. Assim, deixou-se de considerar apenas a rede SUS para também contabilizar as unidades situadas em hospitais privados. 

No setor público, as taxas de uso são mais altas que o quadro da rede suplementar nos dois tipos de leitos: 55% nas enfermarias e 60,6% nas UTIs – ambos os indicadores na zona amarela (confira o panorama completo no gráfico abaixo).

Apesar disso, os números são menores se forem comparados com os dados divulgados na última sexta (21), quando 56,4% dos leitos de UTI estavam ocupados e 50% das vagas de enfermaria estavam preenchidas. Isso contabilizando rede pública e privada. Levando em conta apenas leitos do SUS, as taxas de ocupação eram de 61,6% e de 56,3%, respectivamente.

Outro índice que registrou queda foi o fator RT, que mede a quantidade de novos pacientes que são infectados a partir de alguém que está com a COVID-19. A velocidade de propagação da doença caiu de 1,01 para 0,96. Com isso, Belo Horizonte saiu da faixa de risco intermediária (amarela). Portanto, agora, a capital tem a situação controlada (verde) quanto a esse indicador.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)