(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

COVID-19: Ipatinga discute com escolas data para volta às aulas presenciais

Discussão causa mal-estar entre a Secretaria Municipal de Educação e sindicato dos professores, que só admite aulas presenciais depois da vacinação contra a doença


17/08/2020 16:37 - atualizado 17/08/2020 17:57

Reunião da Secretaria Municipal de Ipatinga com membros da Associação das Escolas Particulares(foto: PMI/Divulgação)
Reunião da Secretaria Municipal de Ipatinga com membros da Associação das Escolas Particulares (foto: PMI/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga abriu um diálogo com integrantes da Associação das Escolas Particulares do Vale do Aço, para apresentar e discutir as possibilidades de retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino do município. Eva Sônia Rodrigues, secretária de Educação, disse que todos querem as volta às aulas e a reabertura das escolas, mas isso não depende de querer, e sim de poder reabrir e retornar. “Isso depende dos números da saúde, que ainda nos preocupam, tanto em Minas quanto no Vale do Aço.

 

Para ela, o fato de Ipatinga ser uma cidade-polo, mesmo implantando inúmeras ações de combate ao novo coronavírus, ainda não é possível definir uma data de retorno, “pois todas as precauções tomadas são baseadas nas decisões sanitárias”.

 

A secretária explicou que a Secretaria de Educação nomeou uma comissão para estruturar o protocolo de retorno às aulas presenciais, baseado no que direciona o Conselho Nacional de Educação e elaborado a partir de experiências vivenciadas por outras cidades, estados e países. “Um retorno prematuro e sem as devidas precauções poderia trazer consequências graves e negativas para a população quanto à contaminação pela COVID-19.

 

Discussão 'prematura' 

 

O início do diálogo, porém, não agradou ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), subsede de Ipatinga. O sindicato considerou prematura a iniciativa da prefeitura, e divulgou uma nota na qual diz que “o retorno às aulas presenciais representa um grave risco de disseminação do novo coronavírus e de mais óbitos”.

 

“Em Ipatinga e em todo o país, vivemos o auge da pandemia, com altos índices de contaminação e mortes diárias. Na verdade, tem-se uma estabilidade da pandemia na alta, com uma média de 1.000 óbitos diários no país e, no caso de Ipatinga, uma média de dois óbitos diários, além dos altos índices de contágio”, disse a diretora sindical Feliciana Saldanha.

 

Segundo Feliciana, o ideal seria o retorno às aulas somente após uma vacinação eficaz e segura de toda a população, já que outras medidas são de difícil controle numa escola, mesmo as mais simples, como uso de máscaras, isolamento social, higienização constante e descontaminação do ambiente escolar.

 

A nota do Sind-UTE acendeu outro debate, entre a prefeitura e o sindicato. Em nota, a Prefeitura de Ipatinga esclarece que, em momento algum discutiu com membros da Associação das Escolas Particulares sobre datas para o retorno das aulas presenciais e que no momento oportuno vai consultar pais de alunos e seus representantes sobre esse assunto.

 

“É preciso ficar bastante claro que, no que se refere às reuniões que possam se dar neste momento, com agentes ligados às escolas das redes, tanto municipal, estadual e privada, essas  reuniões trabalham com uma agenda que se atém objetivamente ao estabelecimento de protocolos de saúde a serem observados e cumpridos, mesmo após o advento de soluções efetivas de controle da COVID-19”, esclareceu a Secretaria Municipal de Educação de Ipatinga.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)