Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Pequena cidade do Triângulo Mineiro tem mais de 700 casos confirmados

Entre os municípios da região, os índices do COVID-19 em Conceição das Alagoas estão entre os mais preocupantes


14/08/2020 20:35 - atualizado 14/08/2020 21:34

Município que fica na microregião de Uberaba tem cerca de 30 mil habitantes(foto: Prefeitura Municipal de Conceição das Alagoas)
Município que fica na microregião de Uberaba tem cerca de 30 mil habitantes (foto: Prefeitura Municipal de Conceição das Alagoas)

Atualmente na chamada ‘onda vermelha’ (abertura somente de serviços essenciais) do Minas Consciente, o município de Conceição das Alagoas, de aproximadamente 30 mil habitantes, já tem confirmados 723 casos de COVID-19. Desta forma, a situação da cidade é considerada uma das mais preocupantes entre os municípios da microrregião de Uberaba (Triângulo Mineiro).

Segundo o último boletim epidemiológico de Conceição das Alagoas, divulgado nesta sexta-feira (14), além dos 723 casos confirmados, há 356 casos suspeitos, 154 em recuperação, 556 recuperados, 13 óbitos confirmados e 3 óbitos em investigação. 
Frutal, cidade com cerca de 60 mil habitantes, praticamente o dobro da população de Conceição das Alagoas, está com 558 casos confirmados. Já Araxá, que tem mais de 106 mil habitantes, tem o mesmo número de mortes que Conceição. 

A chefe do Departamento de Vigilância em Saúde e presidente do Comitê de Contingenciamento de Conceição das Alagoas, Márcia Bessa, disse que a situação na cidade é considerada preocupante, mas não fora de controle. “Os casos de COVID na nossa cidade começaram em abril e se intensificaram em junho”, comentou.

No que diz respeito aos atendimentos dos estados graves de COVID-19, a secretária de Saúde de Conceição das Alagoas, Josiane Mendes, informou que a referência para esses atendimentos é o Hospital Regional de Uberaba. Com relação aos atendimentos aos outros casos, ainda conforme a secretária, há disponíveis no município sete leitos de isolamento na UPA Dr. Alfredo Sabino e mais 11 no Hospital João Henrique.


Decreto municipal e adesão ao Minas Consciente 

Após deliberação do Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento do COVID-19, diante do aumento expressivo no número de casos da cidade, a Prefeitura de Conceição das Alagoas divulgou, recentemente, decreto para restringir o comércio e diminuir a circulação de pessoas na cidade, afim de combater a propagação do COVID-19.

“Além da restrição no comércio, também há medidas restritivas envolvendo locais públicos de uso comum que proíbe aglomeração de mais de cinco pessoas em parque, ginásios e praças, inclusive para prática esportiva. Aglomeração em ambientes particulares também está proibida por tempo indeterminado. O mais importante é a conscientização da população. Para isso, a prefeitura deu início à campanha Operação Salva Vidas (com o slogan: ‘Use máscara o tempo todo. Faça a sua parte e vamos juntos vencer o Coronavírus’), com abordagem à população para falar sobre o COVID-19 e prevenção. A equipe também está realizando a entrega de máscaras à população”, diz texto da prefeitura de Conceição.

O município aderiu ao 'Minas Consciente' em 22 de julho. O programa estadual criado pelo governo define protocolos sanitários que devem ser seguidos pelas prefeituras para que possam fazer a reabertura dos estabelecimentos em meio à pandemia. Para orientar a população quanto às regras do "Minas Consciente", a Prefeitura de Conceição das Alagoas publicou o decreto 71/2020, estabelecendo algumas medidas de prevenção ao COVID-19.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade