Publicidade

Estado de Minas Pandemia

COVID-19: governo de Minas acena com reabertura de academias e clubes

Secretário-adjunto da Saúde promete para quarta-feira inclusão de setor a uma das ondas do programa Minas Consciente


13/08/2020 13:41 - atualizado 13/08/2020 18:04

Marcelo Cabral diz que governo do Estado estuda critérios para retomada de academias e clubes, mas ressalta importância de a população colaborar(foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
Marcelo Cabral diz que governo do Estado estuda critérios para retomada de academias e clubes, mas ressalta importância de a população colaborar (foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
Uma das atividades mais complexas de serem retomadas nesta pandemia, as atividades físicas orientadas começam a ver luz no fim do túnel. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (13), o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Marcelo Cabral, informou que o governo está realizando estudos para permitir, “de forma gradual e responsável”, o funcionamento de academias e clubes em Minas.

“Nosso grupo executivo que supervisiona o Minas Conscicente (composto pelas Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, da Fazenda, Secretaria Geral, Secretaria de Governo e Consultoria Técnica-Legislativa) decidiu reavaliar o funcionamento de academias, ensino esportivo e de clubes. Temos propostas de enquandramento desses setores nas ondas atuais do programa. A partir de quarta-feira já devemos encaminhar uma proposta (para a retomada de atividades conforme o comprotamento do número de casos da COVID-19)”, afirmou Cabral.

Ele não deixou claro em qual fase do Minas Consciente essas atividades serão enquadradas: onda vermelha – 1ª fase (serviços essenciais); onda amarela – 2ª fase (serviços não essenciais); ou onda verde – 3ª fase (Serviços não essenciais com alto risco de contágio). O mais provável é que seja na terceira, como previsto atualmente, pois é provado que em locais em que há liberação de fluidos e movimentação mais intensa a contaminação tende a aumentar.

Empresários e profissionais de educação física vêm reivindicando um plano para poderem voltar a trabalhar. Em algumas cidades, como Divinópolis, as academias e clubes chegaram a ser liberadas para voltar a funcionar. Mas justamente pela adesão do município ao Minas Consciente, tiveram de ser fechadas, provocando protestos.

Cabral fez questão, mais uma vez, de deixar claro que só com a colaboração de todos será possível retomar a vida que estávamos acostumados. E isso vai demandar tempo. “Sempre temos dito que é fundamental a manutenção do comportamento que estamos tendo até agora. Então, repito que o indivíduo precisa ter o cuidado da saúde. O governo do Estado e a Secretaria de Saúde seguirá fazendo seus esforços, mas o comportamento de cada um é que interferirá  o enfrentamento adequado da pandemia. Mantenham a utilização de máscara, mantenham-se afastados, utilizem álcool em gel, mantenham os cuidados com a higiene.” 

Nem mesmo a boa avaliação que vem sendo feita pelas autoridades de saúde muda o quadro. “É cedo para se falar em queda da curva (de contamiação). Não temos tendência de crescimento, mas não podemos fazer previsão sobre algo que exige cautela e responsabilidade.

O número de contaminados vai interfeir caso nós tenhamos o que se chamam efeito de manada. Se a queda for acentuada, com efeito manada, vai interferir no comportamento da pandemia. Mas só poderemos afirmar algo de maneira mais definitiva quando tivermos uma vacina testada mundo a fora. Então, é prematuro se falar em queda. Minas,pelo comportamento da população, das autoridades, tem tido bons núemros, mas é cedo para falar”, declarou.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade