(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com o comércio fechado, lojistas de Itabirito vão ter portal de vendas on-line

Cidade continua na onda vermelha e ansiedade de empresários aumenta; "Compre Itabirito" será sem custo nos primeiros 90 dias


06/08/2020 18:33 - atualizado 06/08/2020 19:36

Itabirito segue com comércio não essencial fechado, incluída na 'Onda Vermelha' do Minas Consciente(foto: Divulgação/Adesiap)
Itabirito segue com comércio não essencial fechado, incluída na 'Onda Vermelha' do Minas Consciente (foto: Divulgação/Adesiap)
A partir do próximo dia 13, os comerciantes de Itabirito terão nova chance de aumentar suas vendas dentro do município. Iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), o portal “Compre Itabirito” foi criado para ajudar, principalmente, pequenos e médios empresários.

Segundo Denis Donato Mota, diretor executivo da Adesiap, o portal vai funcionar como um mercado online para os comerciantes de Itabirito. “O intuito é chamar os empresários locais para a plataforma digital, para esse novo comércio”, explica. Ainda de acordo com o diretor executivo, a plataforma será gratuita durante os três primeiros meses. “Após os primeiros 90 dias, os vendedores pagarão uma mensalidade de R$ 90,00, somente para que seja feita a manutenção do serviço. A iniciativa não tem fins lucrativos”, ressalta Denis.

A empresária do setor de calçados e vestuário de Itabirito, Magda Regina Barros, participou da apresentação do portal feita nessa quarta-feira (5), por meio de uma live, e se surpreendeu com a funcionalidade da plataforma. “Vai ser muito fácil o uso do portal, isso é importante para pequenos empresários que não têm uma logística estabelecida”, comenta Magda. A lojista ainda explica que seu faturamento caiu 80% após a pandemia, e que novas formas de vender são essenciais para superar a crise. “É a luz no fim do túnel, temos que entender como vai ser o mercado daqui para a frente”.

Ainda na onda vermelha

Itabirito vai continuar com os serviços não essenciais fechados após as mudanças no plano Minas Consciente, criado para orientar os gestores municipais durante a retomada econômica. O plano passa a ter somente três ondas de avanço (vermelha, amarela e verde), ao contrário das cinco usadas anteriormente (branca, verde, amarela, vermelha e roxa). Indicadores como taxa de incidência, de ocupação de leitos e aumento da positividade de testes PCR se mantêm preocupantes na macrorregião a que Itabirito pertence. Segundo o boletim epidemiológico municipal mais recente, a cidade acumula 1.218 casos e 8 óbitos por COVID-19.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)