Publicidade

Estado de Minas INVESTIGAÇÃO

Jovem com COVID-19 teria estado em festa com até 50 pessoas em Andradas

Polícia Civil alerta que, se alguém que entrou em contato com o rapaz diagnosticado com o coronavírus morrer, ele poderá responder por lesão corporal gravíssima e até homicídio


17/07/2020 17:35 - atualizado 17/07/2020 18:17

Andradas fica no Sul de Minas e acumula 45 casos de COVID-19, além de um óbito(foto: Prefeitura Municipal de Andradas/Divulgação)
Andradas fica no Sul de Minas e acumula 45 casos de COVID-19, além de um óbito (foto: Prefeitura Municipal de Andradas/Divulgação)
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) instaurou inquérito para investigar a conduta de um jovem, de 21 anos, que teria participado de uma festa depois de apresentar sintomas da COVID-19, desrespeitando orientação para permanecer em isolamento social. O caso ocorreu em Andradas, no Sul de Minas. 

Os fatos chegaram ao conhecimento da polícia por meio da Vigilância Sanitária, já que o homem estava sendo monitorado devido à suspeita de COVID-19. O investigado teria participado da festa, no sábado (11/7), em uma chácara na zona rural. Na segunda-feira (13/7), o exame foi realizado e o resultado deu positivo para a doença.

A corporação estima que entre 30 e 50 pessoas teriam participado da festa. Os convidados serão ouvidos pela Polícia Civil, e a Vigilância Sanitária irá monitorá-los.

“Já oficiamos ao órgão para que nos informe sobre o acompanhamento dessas pessoas, para que, caso alguma delas teste positivo ou tenha sintomas, sejamos informados”, disse a delegada Michele Cristine da Rocha.

O jovem e o organizador da festa são suspeitos de exporem a vida e a saúde de outras pessoas a risco, infringindo ainda regras determinadas pelos poderes públicos. “Eles estão sendo investigados pelos crimes dos artigos 131, 132 e 268 do Código Penal”, detalha Michele.

O delegado Fabiano Roberto Mazzarotto Gonçalves acrescenta que o homem ainda pode responder por crime mais grave. “Se alguém que entrou em contato com a pessoa diagnosticada com COVID-19 vier a falecer, ela poderá responder por lesão corporal gravíssima ou até mesmo homicídio”, explicou, em coletiva.

A delegada Michele Cristine da Rocha enfatiza que esse tipo de conduta pode gerar consequência grave para toda a população: “Mesmo consciente de que poderia estar contaminado pelo novo coronavírus, o que depois inclusive se confirmou, ele teria participado de uma festa, no fim de semana. A conduta do organizador do evento também está sendo apurada”.

A autoridade ainda pede para que denunciem esse tipo de conduta. “Esperamos que não sejam mais necessárias instaurações de inquéritos policiais nesse sentido. Todavia, não hesitaremos em fazê-las se for preciso”, concluiu.

Casos em Andradas


De acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a cidade de Andradas acumula 45 confirmados de COVID-19 e uma morte.

Em Minas Gerais, até o momento foram 87.271 casos e 1.904 óbitos confirmados. São 10.301 casos de internação hospitalar na rede pública e privada, e a letalidade da doença é de 2,1%.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade