(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HOMENAGENS À PADROEIRA

Foguetório marca o Dia de Nossa Senhora Aparecida: saiba como soltar fogos com segurança

Tradição de soltar os fotos ao meio-dia de 12 de outubro é forte no interior e bombeiros recomendam cuidado com matas e patrimônio histórico


12/10/2020 06:00 - atualizado 12/10/2020 08:22

Imagem de Nossa Senhora Aparecida: pela primeira vez em 36 anos, missa em louvor à padroeira não será realizada na Praça da Cemig (foto: Leandro Couri/EM/DA Press - 12/10/2019)
Imagem de Nossa Senhora Aparecida: pela primeira vez em 36 anos, missa em louvor à padroeira não será realizada na Praça da Cemig (foto: Leandro Couri/EM/DA Press - 12/10/2019)


Feriado nesta segunda-feira, data consagrada à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e Dia das Crianças. São muitos os motivos para comemorações em família neste 12 de outubro, que ainda tem o tempo mais fresco depois do calor que chegou a quase 40 graus. Se a vontade for até de soltar foguete, é bom lembrar que ao meio-dia, muita gente mantém a tradição para saudar a padroeira. 

"Aqui em Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte), temos o costume de soltar foguete às 6h, às 12h e às 18h. Isso vem de muitos anos, acredito até que com a pandemia do novo coronavirus, obrigando todo mundo a ficar em casa, o barulho desta vez será maior. Mas todo cuidado é pouco com as matas e o patrimônio colonial", diz o pesquisador da história local e morador do Centro Histórico da cidade tricentenária, José Bouzas. 

Exatamente para preservar os patrimônios ambiental e cultural, principalmente nesta temporada de incêndios florestais, os bombeiros alertam para os riscos. Para começar, deve-se evitar a compra de material clandestino e observar se o local de venda é credenciado. Em nota, o Corpo de Bombeiros informam que nas lojas credenciadas, os vendedores são treinados para orientar os usuários sobre as medidas de segurança. "Essas casas têm iluminação blindada contra explosões, extintores e porta corta-fogos para evitar a propagação de incêndios."

Celebração


Pela primeira vez em 36 anos, a tradicional missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, não será celebrada na Praça da Cemig, mas no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, em Contagem, na Região Metropolitano de Belo Horizonte. Será na segunda-feira (12), às 12h, no templo localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, 150, Bairro Novo Eldorado, Contagem.

Nos tempos pré-pandemia do novo coronavírus, a missa reunia cerca de 5 mil fiéis. Desta vez, devido ao isolamento social, serão apenas 100 pessoas, que se cadastrarem previamente para participar. Todos deverão usar máscaras, estando disponível álcool em gel para higienizar as mãos. A celebração será presidida pelo pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Vicente Ferreira, que é referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa).

“Com Maria, em família, revestir-se da Palavra” é o tema da missa neste ano. Agendamentos para participar das missas podem ser feitos pelo telefones (31) 3351-2638 ou (31) 98403-1189 (WhatsApp). Haverá transmissão pela TV Horizonte (canal 30.1 HDTV) e redes sociais.

Serviço

Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida – Contagem


12 de outubro – Festa da Padroeira

– Missa às 6h, 9h e 15h

– 36ª Missa de Nossa Senhora Aparecida às 12h, presidida por dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e transmitida pela TV Horizonte

– Missa Solene às 18h30 transmitida pela TV Horizonte

– Informações sobre missas presenciais pelos telefones (31) 3351-2638 / (31) 98403-1189


Precauções na hora de soltar foguetes

Soltar foguetes é uma tradição no dia de Nossa Senhora Aparecida, mas é preciso cuidado ao manusear os itens(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 17/12/2015)
Soltar foguetes é uma tradição no dia de Nossa Senhora Aparecida, mas é preciso cuidado ao manusear os itens (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 17/12/2015)

- SEMPRE leia e siga as instruções na embalagem, use fogos em locais abertos, armazene fogos em local frio e seco e solte fogos sob a supervisão de adultos e de acordo com sua idade.

- NUNCA tente reutilizar os fogos que tenham falhado, atirar fogos na direção de outras pessoas ou de lugares fechados, como carros ou residências, fazer experiências, modificae ou tentar fazer seus próprios fogos de artifício e usar fogos após ingerir bebidas alcoólicas.

- Não desmonte os fogos e não fume dentro dos estabelecimentos que vendem fogos

- Antes de usar um produto, leia cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e tenha cuidado ao segurar os fogos, para evitar acidentes.

- EM CASO DE ACIDENTES, enquanto não houver atendimento no hospital, cubra a queimadura com um pano limpo. E nunca fure as bolhas, pois elas servem para proteger a área queimada. Também não retire roupas grudadas, fragmentos de objetos ou graxas das lesões nem use pomadas sem ordem médica, muito menos toque as lesões com as mãos. O melhor é procurar socorro médico

Fonte: CBMMG


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)