(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VISITAÇÃO

Tiradentes restringe entrada de visitantes a partir desta quinta

Decreto municipal prevê advertência, multa e interdição de quem descumprir normas; haverá intensificação das barreiras sanitárias para coibir fluxo de pessoas


postado em 02/07/2020 11:10 / atualizado em 02/07/2020 20:35

Prefeitura de Tiradentes intensificou contole por barreiras sanitárias para tentar controlar a propagação do novo coronavírus, que já deixou vítima fatal no município(foto: Prefeitura de Tiradentes/Divulgação)
Prefeitura de Tiradentes intensificou contole por barreiras sanitárias para tentar controlar a propagação do novo coronavírus, que já deixou vítima fatal no município (foto: Prefeitura de Tiradentes/Divulgação)
A Prefeitura de Tiradentes, no Campo das Vertentes, decidiu barrar, a partir desta quinta-feira (2/7), a entrada de pessoas na cidade em função da pandemia de COVID-19.

Segundo decreto editado pelo executivo municipal, “fica proibida entrada de pessoas, em especial visitantes, no território do município salvo por motivo de força maior.”

Entre essa justificativas estão a "aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médicos hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal"; comparecimento próprio ou como acompanhante a consultas, tratamentos e exames; saques e depósitos bancários; e trabalho em atividades essenciais.

Em todos os casos será obrigatório o uso de máscaras protegendo a boca e o nariz. A norma também proibe visitas a prédios e casas, exceto por seus residentes ou pessoas que estejam desempenhando atividade ou serviço essencial. A punição vai de advertência a multa, passando por embargo ou interdição de estabelecimento.
 
De acordo com o prefeito Zé Antônio do Pacu, a cidade se fechará agora para que possa reabrir as portas no futuro sem qualquer perigo de transmissão do vírus: "A gente está preparando a cidade para uma reabertura consciente e com segurança no futuro. Nesse período, estamos com uma equipe de funcionáris conversando com os moradores e entregando um panfleto para orientar as pessoas, que têm recebido tudo muito bem as informações".

Ele alega que a abertura da cidade para os visitantes neste momento representa um risco a mais para a população "Estamos com a cidade fechada e com  todo o empresariado sofrendo por causa da falta de arrecadação. Mas várias pessoas de outros municípios vizinhos vinham para cá durante o dia, o que traz mais risco de transmissão do vírus para nossa população. Logo, no futuro, vamos estar com a cidade preparada para finalmente poder receber nossos visitantes".

Segundo a prefeitura da cidade histórica, "haverá intensificação e extensão das barreiras sanitárias para fiscalização ainda mais rigorosa e coibir o fluxo de pessoas. A cidade estará fechada para todo e qualquer tipo de visitante. Você, morador, não convide pessoas para virem a Tiradentes, pois não serão autorizadas a entrarem no município", recomendou a prefeitura. "A administração conta com a compreensão dos moradores, empresários e dos visitantes. E, espera em breve, poder receber a todos com segurança e muito carinho."
 
Tiradentes optou por não aderir ao programa Minas Consiciente criado pelo Governo de Minas para a reabertura gradual da economia. Segundo o chefe do Executivo Municipal, o município vai se resguardar primeiro na questão da saúde para depois liberar o funcionamento do turismo local.  
 
O município tem quatro casos de COVID-19 e um óbito confirmados. Ainda há 12 pessoas em isolamento domiciliar. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)