(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DE ZEMA

COVID-19: Araxá adquire sete mil exames e vai testar 6,5% da população local

Testagem em massa começará por casas de longa permanência para idosos, agentes de segurança e detentos, depois para toda a sociedade


01/07/2020 10:32 - atualizado 01/07/2020 11:08

Testes devem alcançar parcela razoável do município(foto: Mark Felix / AFP)
Testes devem alcançar parcela razoável do município (foto: Mark Felix / AFP)

Na contramão do governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, terra do governador Romeu Zema (Novo), inicia nesta quarta-feira, 1, testagem em massa da população para diagnóstico da covid-19. O município anunciou ter adquirido sete mil testes em parceria com a iniciativa privada. Com população de 107 mil pessoas, o volume é suficiente, portanto, para a realização de exames em 6,5% dos moradores da cidade.

A testagem em massa é considerada uma das melhores estratégias no combate à covid-19, por possibilitar a identificação de pessoas que têm o vírus, mas não apresentam os sintomas da doença, permitindo seu isolamento e reduzindo chances de transmissão.

O volume de testes a ser realizado em Araxá equivale a 17,65% de todos os exames feitos pelo Estado de Minas Gerais ao longo de toda a pandemia no Estado, que processou até o momento 39.689 resultados, positivos ou não para a doença, de acordo com boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta terça-feira, 30.

O governo mineiro afirma ter estoque de testes, mas que prefere economizar os exames para período considerado mais duro da pandemia. No Estado, o pico da doença está previsto para 15 de julho.

A secretária de Saúde de Araxá, Diane Dutra, afirmou que a testagem em massa começará por casas de longa permanência para idosos, agentes de segurança e detentos, ampliando posteriormente para toda a sociedade. "Serão 100 testes por dia. O objetivo vai ser identificar áreas onde pode estar ocorrendo proliferação da doença", justificou. Araxá, conforme dados da prefeitura, tem 255 casos e seis mortes por covid-19.

A titular da pasta também destaca que a decisão de realizar a testagem em massa da população ocorreu depois de conversa com especialistas. "Gostamos muito da ideia, e acreditamos que essa é a melhor forma de evitar o abre e fecha do comércio. Teremos uma visão muito real da situação".

O boletim atual da Secretaria de Estado da Saúde registra 45.001 casos de covid-19 em Minas Gerais, com 965 mortes. Na comparação com os dados de segunda-feira, 29, os dados agora divulgados mostram 25 mortes a mais e 1.137 novos casos da doença no Estado.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)