(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SELEÇÃO

Governo de Minas busca parceiros para administrar Hospital de Campanha

Propostas serão recebidas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MG), entre os dias 26 de junho e 2 de julho


postado em 18/06/2020 16:25 / atualizado em 18/06/2020 17:02

Hospital de Campanha de Minas Gerais, instalados no Expominas(foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
Hospital de Campanha de Minas Gerais, instalados no Expominas (foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)
O Governo de Minas publicou, na manhã desta quinta-feira (18), um edital de seleção para organizações sociais interessadas em participar da gestão compartilhada do Hospital de Campanha de Minas Gerais, instalado no Expominas, e da operação complementar ao hospital, localizada em Betim, para receber pacientes com o novo coronavírus. As propostas deverão ser encaminhadas exclusivamente por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MG), entre os dias 26 de junho e 2 de julho.

De acordo com o documento, publicado pelo governo estadual por meio da Polícia Militar (PMMG), o contrato da gestão terá vigência de três meses e poderá ser prorrogado enquanto durar a situação de calamidade pública do estado, decretada em 20 de março deste ano. 

Os valores necessários para viabilizar a estruturação, a gestão e a operacionalização de serviços de saúde no Hospital de Campanha serão aplicados em etapas, considerando a ativação de cada ala e os serviços efetivamente prestados. Ainda segundo o edital, uma comissão de acompanhamento e fiscalização fará o monitoramento mensal das despesas e resultados. 

Como participar

Segundo o documento, poderão participar da seleção as entidades de direito privado sem fins lucrativos, qualificadas ou que pretendam se qualificar com organizações sociais. Depois de enviar as propostas para o governo do estado, elas serão avaliadas por uma comissão julgadora que levará em conta critérios objetivos de experiência, técnica e regularidade com as exigências descritas no edital.

Para outras informações, os interessadas em participar poderão solicitar esclarecimentos pelo e-mail: caa_hc@pmmg.gov.br
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa
 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'



Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)