(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVENÇÃO IMPORTA

Secretário de Saúde de BH critica pessoas sem máscara: 'Suicida ou idiota'

O médico Jackson Pinto Machado desaprova quem faz atividade física sem a proteção facial e não se previne à 'doença grave' que é a COVID-19


05/06/2020 17:31 - atualizado 06/06/2020 00:33

No último domingo, EM flagrou pessoas se exercitando sem máscara
No último domingo, EM flagrou pessoas se exercitando sem máscara (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)

O secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, admitiu nesta sexta-feira durante coletiva de imprensa, que flexibilizar o comércio significa uma exposição maior ao vírus e criticou as pessoas que insistem em sair nas ruas sem usar máscara.

“A gente fica pensando: como que uma pessoa que está ali cuidando da saúde, fazendo atividade física para resguardar o coração, controlar a pressão arterial e glicemia, e ao mesmo tempo não está cuidando da sua vida ao fazer atividade sem máscara?”, indagou Jackson.

O secretário disse que considera esse tipo de comportamento como “suicida”. “A pessoa está cuidando do coração e não está cuidando de prevenir uma doença grave que é a COVID-19. Fico em dúvida se é um suicida ou um, como diz o prefeito, idiota”, relembrou o secretário da fala de Alexandre Kalil (PSD).

A importância de sair somente em caso de necessidade também foi ressaltado pelo secretário. “É importante que as pessoas continuem sem sair desde que seja essencial”, disse. “Usem máscara, higienizem as mãos com água e sabão ou álcool em gel”, recomenda.

O médico que chefia a Secretaria de Saúde acredita que essas medidas devem ser incorporadas durante longo tempo. “Provavelmente passaremos alguns anos com esses cuidados. Estamos entrando em um novo paradigma de vida. A menos que apareça uma vacina de muita eficácia e que seja facilmente disponível para todos”, afirmou.

Domingo de passeio

No último domingo (31), a reportagem do Estado de Minas mostrou que, mesmo com as recomendações de isolamento social alertadas por especialistas da área da saúde, muitas pessoas aproveitam o fim de semana para sair ao ar livre.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)