(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Capa do EM sobre COVID-19 repercute nas redes sociais

Edição estampou número de mortes por COVID-19 no Brasil e o convite de Bolsonaro para um churrasco. A publicação ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter


postado em 09/05/2020 16:38 / atualizado em 09/05/2020 16:50

(foto: Capa do jornal Estado de Minas de 9 de maio sobre COVID-19 e churrasco marcado por Bolsonaro)
(foto: Capa do jornal Estado de Minas de 9 de maio sobre COVID-19 e churrasco marcado por Bolsonaro)

A capa do Estado de Minas pulicada na edição deste sábado (09/05) viralizou nas redes sociais. A edição trouxe os números de mortes pelo novo coronavírus no Brasil e o comentário do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a confraternização que faria com cerca de 1.300 pessoas em um churrasco no Palácio da Alvorada. No fim da manhã, o próprio presidente desistiu do evento após repercussão negativa.

No Twitter, o nome do jornal figurou entre os assuntos mais comentados no Brasil, com mais de 2 mil menções. Leitores comentaram a publicação. “O Estado de Minas está mandando superbem nas capas. Essa criticando o #churrascodamorte do imbecil que preside esse país ficou excelente!”, comentou Lucas Paulino.



“As capas do Estado de Minas estão sensacionais”, disse o usuário @tobias_noWay. “Uma aula de como se faz jornalismo”, comentou @elton. “Essa capa do Estado de Minas vai ficar linda nos livros de história”, comentou Renata Ventura. "Com mais uma capa irretocável. Tem se superado a cada edição, como a outra em homenagem a Aldir Blanc. Equipaço", elogiou Taíza Brito.



No Facebook, a capa foi compartilhada por centenas de seguidores e visualizada por mais de 75 mil pessoas. No Instagram (@estadodeminas), a capa foi vista por mais de 20 mil pessoas e compartilhada por mais de 300 leitores.



O Estado de Minas tem dedicado uma intensa cobertura à chegada da pandemia no Brasil, com o envolvimento de profissionais de todas as editorias. Desde o início de março, as capas do jornal destacam o impacto do novo coronavírus e as reações das autoridades brasileiras.
Outras publicações ganharam destaques nas redes sociais.



Em 29 de abril, a capa do Estado de Minas que reproduziu o comentário de Bolsonaro "5.017 mortos. E daí?" esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, com mais de 9 mil menções. Também bastante viralizada nas redes e nos grupos de WhatsApp foi a edição especial de 5 de maio: em homenagem a Aldir Blanc, que morreu na segunda-feira, aos 73 anos, no Rio de Janeiro, vítima da COVID-19.



O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)