(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: Sem máscaras e aglomerados, caminhantes desafiam COVID-19

Várias pessoas usaram as pistas de caminhada do Mangabeiras e ruas da Pampulha e Belvedere para se exercitar, em meio à pandemia e mesmo com decreto municipal que proíbe aglutinações


postado em 25/04/2020 13:36 / atualizado em 25/04/2020 14:03

Algumas sem máscaras, pessoas se aglomeraram na pista de caminhada da Avenida dos Bandeirantes(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Algumas sem máscaras, pessoas se aglomeraram na pista de caminhada da Avenida dos Bandeirantes (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Com as praças fechadas por grades de metal e vigiadas pela Guarda Municipal para
evitar aglomerações durante a pandemia da COVID-19, pessoas que insistem em se exercitar ao ar livre se aglutinaram em outros espaços. Neste que foi o primeiro fim de semana com as regras de controle social como uso obrigatório de máscaras, caminhantes, corredores, ciclistas e skatistas desafiaram o perigo de contágio do novo coronavírus (Sars-Cov-2) e tomaram ruas de bairros no Mangabeiras (Região centro-Sul de BH) e na região da Pampulha.

Locais conhecidos por reunir pessoas que gostam de se exercitar como as praças da Liberdade, JK, do Papa e Assembleia, além da orla da Lagoa da Pampulha, uma migração correu na manhã deste sábado para ruas dos bairros residenciais dessas regiões.

Outro local escolhido para se exercitar mesmo com a proibição do decreto foi a Avenida José do Patrocínio Pontes(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Outro local escolhido para se exercitar mesmo com a proibição do decreto foi a Avenida José do Patrocínio Pontes (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Na Avenida dos Bandeirantes, por exemplo, idosos, jovens, mães com crianças e donos de cães desafiaram a quarentena e aproveitaram a manhã ensolarada na pista de caminhada. A maioria portava máscaras cirúrgicas, mas muitos andavam com o equipamento de proteção individual a tiracolo, dependurado na cintura ou mesmo apenas envolto no pescoço.

"Estou cuidando da minha saúde. O será que é recomendado para mim, um senhor de 63 anos, que fique em casa atrofiando?", justificou o empresário Everaldo Santos, que ainda que de máscara insistiu em correr pela pista de caminhada da Avendia dos Bandeirantes em meio a uma grande concentração de pessoas.

"Estamos ao ar livre. Fica mais difícil de contrair o vírus assim. Não podemos ficar nessa paranoia toda. Clausura também traz impactos psicológicos", afirmou a estudante Lais de Paula, de 27 anos, que corria com uma vizinha pela pista do canteiro Central da Avenida José do Patrocínio Pontes, no Magabeiras. A reportagem também flagrou diversas pessoas em pequenos grupos correndo ou caminhando pelo Belvedere e nas ruas da Região da Pampulha, mesmo com o perigo de contágio da COVID-19.

Praças ficaram fechadas, mas caminhantes migraram para as ruas dos bairros(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Praças ficaram fechadas, mas caminhantes migraram para as ruas dos bairros (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal foram vistas circulando pelas vias, mas não interferiram com a desobediência ao decreto municipal 17.332, publicado pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) no Diário Oficial do Município, na última sexta- feira (17). Segundo o texto, desde a quarta-feira (22) fica obrigado o uso de máscaras no espaço público. O equipamento deve cobrir o nariz e a boca e precisa ser usado em espaços públicos, transporte público coletivo e estabelecimentos comerciais, industriais e serviços do município.

A PBH informou que que todo o efetivo da Guarda Municipal (composto po 2.064 agentes) está atuando nas ruas, em toda a cidade para fazer valer as novas determinações. "As pessoas flagradas sem máscaras ou proteção são orientadas pelos guardas municipais a providenciar a mesma, por estarem em desacordo com o decreto. O trabalho dos agentes tem sido voltado, sobretudo, para a prevenção e conscientização da população" informou a PBH por meio de nota. "Desde o dia 20 de março, quando passou a vigorar o decreto municipal 17.034, até ontem, 24 de abril, a Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) já realizou 13.142 abordagens de orientação a  estabelecimentos comerciais, empresas e a populares em espaços públicos da capital".

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemosCoronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás

Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar? 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)