(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Com coronavírus, brasileiros temem colapso na saúde e desemprego

Pesquisa realizada entre 18 e 21 de março mostra grau de informação e temores diante da pandemia; mulheres estão melhor informadas


postado em 02/04/2020 14:31 / atualizado em 02/04/2020 15:15

Saúde e economia são maiores preocupação dos brasileiros(foto: Handout / Centers for Disease Control and Prevention / AFP)
Saúde e economia são maiores preocupação dos brasileiros (foto: Handout / Centers for Disease Control and Prevention / AFP)
O colapso no sistema de saúde e o desemprego estão no topo de preocupação dos brasileiros pegos de surpresa pela quarentena provocada pela pandemia do coronavirus. O congestionamento em hospitais e unidades de atendimento é o medo que ronda 52% dos entrevistados, enquanto 50% temem ficar desempregados.  Uma eventual recessão econômica (43%) seguida da quebra de empresas (41%) está entre os temores mais apontados pelos pesquisados, conforme levantamento do instituto Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing.

Quando os grupos são separados por gênero, os números mostram que são as mulheres que mais pensam na questão da saúde e os homens se concentram mais nos assuntos financeiros. O colapso na saúde foi citado por 58% das mulheres e por 47% dos homens. A falência das empresas foi lembrada por 43% dos entrevistados do sexo masculino e 39%  do feminino. Quanto à propagação da doença, 80% das respostas dizem respeito à velocidade de contaminação pelo do vírus (80%), seguidas do receio em contaminar alguém próximo (76%).

São índices maiores que os 55% que temem ser contaminados. “A preocupação com algo que afeta o coletivo vem em primeiro lugar, antes do que reflete individualmente”, constata Gabriela Prado, diretora executiva da Demanda Pesquisa, Desenvolvimento e Marketing. “Uma das armas contra a pandemia do coronavírus é a informação. Por isso dedicamos nossa expertise em análise de informação e mapeamento de tendências para entendermos o verdadeiro impacto do coronavírusna vida das pessoas. Dessa forma, a Demanda pretende dar sua parte de contribuição ao país em um momento que exige união de todos”, diz Gabriela.

Os meios de comunicação são apontados pela maioria como origem das informações. Sendo a internet (86%) mais citada, seguida pela televisão (72%), jornais impressos (50%) e, mais abaixo, médicos (28%) e rádios (26%). Os parentes e amigos foram a fonte indicada por 2% dos entrevistados. Além disso, as entidades da saúde, como SUS (5%), hospitais privados (4%), hospitais públicos (3%) e clínicas privadas(2%).

Perguntadas sobre grau de informação geral sobre a COVID-19, 64% das mulheres se consideram “muito bem informadas”, diante de 59% dos homens, índice que aumenta significativamente quando o questionamento trata das formas de prevenção: 83% das pesquisadas se declararam bem informadas, contra 74% entre os homens.

Os índices entre os que se declararam conhecer bem as formas de contágio se aproximam quando separados por gêneros: 77% das mulheres e 71% dos homens. A pesquisa foi realizada entre 18 e 21 de março pelo instituto Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing, que ouviu 1.065pessoas em todo o território nacional.  Vejaos gráficos em https://www.demanda5.hospedagemdesites.ws/Apresentacao/20.056-Covid-19_DEMANDAPESQUISA_270320.pdf A margem de erro, segundo a instituição, é de 3 pontos percentuais, e o índice de confiabilidade, de 95%.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)