(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Hemominas tem estoque para apenas cinco dias; doe sangue

Pandemia de coronavírus afetou em 25% o número de doações em Minas Gerais


postado em 26/03/2020 16:47 / atualizado em 26/03/2020 17:16

Estoques estão no limite, alerta fundação(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Estoques estão no limite, alerta fundação (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A pandemia de coronavírus assusta e gera pânico, mas, enquanto o isolamento é recomendado, pessoas que dependem de doações de sangue para continuar vivendo sofrem com a redução de aproximadamente 25% do número de doadores em Minas Gerais neste mês de março. Com os estoques de sangue do estado em baixa, segundo a Fundação Hemominas, eles vão durar apenas mais cinco dias, caso os doadores não compareçam às unidades da instituição.

Os estoques para os quais há alerta são dos tipos sanguíneos O negativo, O positivo, A positivo, A negativo e AB negativo. O sangue O positivo é o mais frequente entre a população, e o O negativo é o tipo universal, utilizado nas urgências e emergências - ambos estão com os níveis reduzidos na Hemominas.

Para organizar o fluxo de atendimento e evitar aglomerações nas unidades, o Hemominas orienta a população a agendar as doações por meio do site da fundação (https://www.hemominas.mg.gov.br/) ou pelo aplicativo MGapp.

(foto: Divulgação/Fundação Hemominas)
(foto: Divulgação/Fundação Hemominas)


“É importante lembrar que as unidades da Hemominas são ambientes seguros - estar saudável é uma condição básica para ser um doador. Atenta às recomendações do Ministério da Saúde, a fundação intensificou os procedimentos de higienização e prevenção, entre eles: a obrigatoriedade do uso do álcool gel/líquido70% nas mãos”, informou a instituição por meio de nota. 

A fundação esclareceu também que só estão sendo aceitas caravanas de doadores de, no máximo, 10 pessoas. “As salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores”, complementou.


Doações em tempos de pandemia


Em meio à pandemia, a Fundação Hemominas foi obrigada a atualizar as restrições para as categorias de doadores. No entanto, vale ressaltar que, até o momento, não foi confirmado nenhum caso de transmissão transfusional de todos os tipos de coronavírus.  As medidas servem apenas como uma forma de precaução. Algumas, inclusive, apresentam contradições, uma vez que o próprio Ministério da Saúde já confirmou transmissão comunitária (quando não é possível quando se deu a contaminação) em todo o território nacional.

Veja as restrições:

1) Candidatos à doação de sangue que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos autóctones confirmados de infecções pela COVID-19 deverão ser considerados inaptos por 14 dias após o retorno destes países, desde que se mantenham assintomáticos. Esse critério está mantido pelo Ministério da Saúde, até o momento, apesar de o Brasil já ter sido reconhecido como local de transmissão comunitária.
 
2) Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos vírus COVID-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial: inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação).

3)  Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pela COVID-19 deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.

4) Candidatos à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a contato com pessoas com sintomas de possível infecção pela COVID-19 deverão ser considerados inaptos pelo período que dura o isolamento (no mínimo 14 dias), se estiverem assintomáticos.

5) Candidatos que apresentam resfriado comum, sem histórico de viagem para áreas endêmicas ou contato com pessoas provenientes dessas áreas: apto 30 dias após o término dos sintomas.

*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Murta

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)