(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Coronavírus: mais de 200 voos são cancelados em Confins nos últimos três dias

Com 214 decolagens suspensas, terminal sente os efeitos causados em função da pandemia


postado em 24/03/2020 17:53 / atualizado em 24/03/2020 18:05

Aeroporto Internacional de BH acumula vários cancelamentos de voos nos últimos dias(foto: Divulgação/BH Airport)
Aeroporto Internacional de BH acumula vários cancelamentos de voos nos últimos dias (foto: Divulgação/BH Airport)
A crise no setor aéreo causada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19) parece não ter fim. As companhias estão diminuindo suas operações drasticamente, casos da Azul Linhas Aéreas e Gol Linhas Aéreas, que enxugaram seus voos em 90%. Só no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, nos últimos três dias foram registrados 214 decolagens canceladas, de acordo com a BH Airport, concessionária que administra o terminal.

O número assusta, se comparado com o levantamento anterior feito pelo Estado de Minas, no último dia 19. Entre 11 de março e a data citada anteriormente, a administração do terminal registrou 183 cancelamentos. De lá para cá, foram 55 decolagens suspensas na sexta (20) e 33 no sábado (21). As estatísticas aumentaram de forma considerável no domingo (22), quando 76 voos deixaram de ser feitos. Mas o pico dos últimos dias foi atingido nessa segunda (23), quando foram registrados 92 voos suspensos. Nesta terça, até o final da tarde, foram 46 cancelamentos.

Confins, assim como outros terminais no Brasil, sofre com a suspensão de voos. O aeroporto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, já não conta com rotas para o exterior. A última a anunciar suspensão foi a Copa Airlines, que ligava a capital mineira à Cidade do Panamá. A medida deve durar pelo menos até 21 de abril. Outra que parou de operar temporariamente em Minas foi a portuguesa TAP. A companhia, que era responsável por fazer a rota até Lisboa, deixará de voar para Confins até 28 de abril. A Azul também suspendeu seus voos para a Flórida e Buenos Aires até o dia 30 de junho.

Azul e Gol enxugam drasticamente suas operações

A Azul anunciou no começo desta semana que irá operar apenas 70 voos por dia, para 25 cidades, entre esta quarta (25) e 30 de abril. A medida representa uma redução de 90% em suas operações. O Aeroporto da Pampulha, que abriga um dos centros de manutenção da empresa, recebeu nos últimos dias cerca de 20 aeronaves da companhia, que ficarão paradas até a situação se restabelecer.

Aeroporto da Pampulha abriga cerca de 20 aviões da Azul em meio à crise(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Aeroporto da Pampulha abriga cerca de 20 aviões da Azul em meio à crise (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
A Gol também comunicou uma redução de operações que gira em torno de 92%. Apenas 50 voos serão feitos diariamente, tendo o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, como principal ligação para as capitais. Até mesmo a famosa ponte aérea, que liga o Aeroporto de Congonhas ao Santos Dumont, no Rio de Janeiro, está suspensa. A medida terá início no sábado (28) e tem previsão para durar pelo menos até 3 de maio.
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)