(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Claro quer antecipar chegada do 5G em cidades mineiras

Pelas regras da Anatel, as operadoras vencedoras do leilão da frequência do 5G tem que disponibilizar a nova tecnologia em todas as capitais até setembro


28/07/2022 12:16 - atualizado 28/07/2022 12:56

Na foto, homem segura telefone
O sistema deve ser instalado nos municípios com mais de 500 mil habitantes até meados do ano que vem (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A tecnologia 5G deve chegar a outras cidades mineiras ainda este ano, segundo informou ontem o CEO da Claro no Brasil, Paulo César Teixeira, ao anunciar os planos da empresa para a chegada da quinta geração da telefonia móvel em Belo Horizonte a partir de amanhã.

Pelas regras da Anatel, as operadoras vencedoras do leilão da frequência do 5G (3.5 giga hertz) tem que disponibilizar a nova tecnologia em todas as capitais até o mês de setembro, devendo instalar o sistema em municípios com mais de 500 mil habitantes até meados do ano que vem.

Paulo César preferiu não antecipar as cidades que serão atendidas, segundo ele, ainda este ano, mas Minas Gerais tem três municípios com mais de 500 mil habitantes: Uberlândia (706 mil), Contagem (673 mil) Juiz de Fora (577 mil) e é por elas que a Claro deve iniciar a expansão do 5G no estado.
“Nós vamos antecipar e levar o 5G para outras cidades ainda este ano. Nós congelamos os investimentos em 4G e priorizamos investimentos no 5G”, afirmou o CEO da Claro ao revelar que em Belo Horizonte a nova tecnologia poderá ser acessada por smartphones em 17 bairros de Belo Horizonte a partir das primeiras horas de amanhã.

“No Brasil, em quatro ou cinco anos nós teremos uma rede 5G maior do que a existente hoje para o 4G”, acrescentou Paulo César. O executivo lembrou que no leilão da frequência de 3,5 gigahertz, da arrecadação de R$ 90 bilhões, apenas 10% foram para o caixa do governo, com o restante devendo ser investido pelas operadoras na implantação da tecnologia no país. Paulo César afirma que a Claro começa a ofertar o 5G em Belo Horizonte com uma infraestrutura maior do que a exigida pela Anatel.



A disseminação da tecnologia em Belo Horizonte e no estado vai depender inicialmente dos aparelhos com capacidade para operar no 5G, cujas vendas devem acelerar após a entrada em operação das antenas. “Até o fim de 2022 as vendas de smartphones 5G vão ultrapassar as de 4G”, afirma Márcio Carvalho, diretor de Marketing da Claro Brasil ao revelar que hoje, na base da operadora em todo o país, já são 2,3 milhões de aparelhos com capacidade para conexão em 5G. Aproveitando o Dia dos Pais, a Claro está colocando três modelos de aparelhos com 5G em oferta para os clientes.

Segundo Paulo César, a expansão da rede em Belo Horizonte terá correlação direta com o aumento da demanda de tráfego na frequência de 3,5 gigahertz. “Com uma base de cliente e uma base operando, vai fazer mais sentido investir em 5G pois, quanto mais tráfego, mais nós vamos ampliar a cobertura”, afirma o CEO. De acordo com ele, inicialmente a operação da Claro com 5G abrangerá 17 bairros de Belo Horizonte e não exigirá nenhuma mudança dos clientes a não ser a necessidade de terem um aparelho para conexão com a nova tecnologia.

Márcio Carvalho informa que na média nacional, os aparelhos com 5G corresponde a 4% da base de aparelhos, mas que as vendas desses modelos crescem cerca de 15% ao mês e devem ter expansão maior em Minas com a entrada em operação da rede 5G. “No Distrito Federal as vendas cresceram 65% após a entrada do 5G contra uma média de crescimento no país de 10% no mesmo período”, revela o diretor de Marketing da Claro. “Nosso objetivo é ter o mais rápido possível uma base de clientes maior no 5G”, acrescenta Carvalho. Hoje, dos smartphones vendidos pela Claro, cerca de 70% já são com 5G.

Área

Com participação 29,32% no mercado mineiro de telefonia móvel e 45% em Belo Horizonte, a Claro vai ativar 5G amanhã para os usuários que estiverem nos bairros Funcionários (Savassi), Lourdes, Santo Agostinho, Boa Viagem, Barragem Santa Lúcia, Minaslândia, Alípio de Melo, Manacás, Providência, São Gonçalo, São Bernardo, Heliópolis, Paraíso e Hospital da Baleia. A empresa continuará expandindo o sinal pela cidade e atingindo bairros com maior densidade populacional, como o Buritis. A expectativa inicial é de que as velocidades no 5G com sinal da Claro fiquem entre 600 megabits por segundo (Mbps) e 800 Mbps, podendo chegar a 1 gigabps (Gbps) em alguns casos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)