(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

MP e polícia investigam preços abusivos de máscaras e álcool em gel em BH

Órgãos deflagaram operação conjunta que investigou 17 estabelecimentos da capital na manhã desta terça-feira (24). Os comerciantes podem responder por crime contra a economia popular, com pena entre seis meses e dois anos de reclusão


24/03/2020 15:21 - atualizado 24/03/2020 17:39

(foto: Divulgação MPMG)
(foto: Divulgação MPMG)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Civil estadual deflagraram uma operação conjunta para fiscalizar a prática de preços abusivos de máscaras descartáveis e álcool em gel em Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (24). Segundo o MPMG, 17 estabelecimentos da capital, incluindo farmácias e distribuidores, foram denunciados por cobrar valores considerados bem acima dos praticados pelo mercado por esses produtos, que estão sendo altamente demandados em meio à pandemia do coronavírus

 

Os comerciantes que praticarem preços abusivos podem responder por crime contra a economia popular, com pena que varia entre seis meses e dois anos de reclusão, além de multa. As empresas que foram fiscalizadas na operação podem sofrer medidas administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Até o fechamento dessa reportagem, o MPMG não tinha um balanço de resultados da operação. 
 
A inspeção foi realizada pela Polícia Civil por meio do Procon-MG, da 14ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e da Delegacia Especializada do Consumidor. As autoridades criaram o Grupo de Trabalho COVID-19 Consumidor, que articula os esforços para “coibir atos que atentem contra as relações de consumo durante a pandemia”. 
 
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)