
Nikolas defende PEC para chegar ao Senado: ‘Entraria como uma luva’
Pelas regras de idade mínima, deputado mineiro poderá concorrer ao Governo de Minas nas eleições de 2026
Mais lidas
compartilhe
Siga noO deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que mudar a Constituição para concorrer ao Senado cairia como “uma luva” para as suas pretensões políticas. Em entrevista ao jornal 'O Globo', nesta quarta-feira (22/1), o parlamentar mineiro se manifestou favoravelmente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pode reduzir a idade mínima para disputar uma cadeira na Casa Alta e à Presidência da República.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
“O Senado entraria com uma luva para mim. É o Senado que hoje é responsável por dar corda ao abuso de autoridade dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), principalmente o Alexandre de Moraes. Pode governar um estado com 30 anos, mas não pode ser senador? É desconexo”, declarou Nikolas.
-
22/01/2025 - 15:34 Ministro critica ausência de Zema em evento da 381: 'Apequena o gestor' -
22/01/2025 - 13:34 Lula alfineta Zema após críticas ao Propag: ‘deveria me trazer um troféu’ -
22/01/2025 - 14:13 Zema rebate críticas de Lula e diz que evento da BR-381 é 'burocrático'
Questionado sobre um eventual plano B, o deputado mineiro disse que não descarta uma hipotética candidatura ao governo, mas acredita que a direita perderia com sua saída da Câmara dos Deputados. “Estou avaliando”, disse o mineiro.
A PEC foi apresentada pelo deputado federal Eros Biondini (PL-MG), aliado do deputado Nikolas Ferreira, no último dia 17 de janeiro. Atualmente, o código eleitoral permite que um cidadão se candidate a presidente, vice-presidente e senador, desde que tenha, no mínimo, 35 anos de idade.
- BR-381: Lula assina contrato de privatização da 'Rodovia da Morte'
- Minas: renegociação da dívida pode afetar R$ 13 bi na arrecadação da União
- Sobrinho de Bolsonaro, Léo Índio é denunciado pela PGR
Com a proposta de Eros Biondini, a faixa pode cair para 30 anos, idade exata de Nikolas Ferreira na próxima disputa pelo Palácio do Planalto, em 2026. Se a mudança não ocorrer, o parlamentar mineiro poderia concorrer a governador ou vice-governador de estado, uma vez que o mínimo para esses cargos é de 30 anos. A Constituição também determina uma idade mínima de 21 anos para os cargos de deputado federal, estadual, prefeito e vice-prefeito.
A filha do deputado Biondini, Chiara Biondini (PL-MG), por exemplo, foi eleita deputada estadual com 20 anos e teve que aguardar um mês para tomar posse devido à idade. Enquanto os demais deputados foram empossados em 1º de janeiro, Chiara assumiu sua cadeira no dia 22, após fazer aniversário.