SABATINA COM VICES

Andréa do PSTU defende a desapropriação de imóveis abandonados em BH

Candidata a vice-prefeita da capital mineira explicou política de moradias populares proposta pelo partido

Publicidade

Sexta entrevistada da série de sabatinas do Estado de Minas e Portal Uai com candidatos à vice-prefeitura de Belo Horizonte, Andréa Carla Ferreira (PSTU) afirmou que, se eleita, o partido pretende desapropriar imóveis vazios e com impostos atrasados. A companheira de chapa de Wanderson Rocha (PSTU) explicou a proposta nesta segunda-feira (23/9).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Segundo a candidata, boa parte das casas sem utilização está com o Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) atrasado e as dívidas somam cifras equivalentes ao valor do bem e, por isso, a política de indenização aos proprietários pode se ater apenas ao perdão dos valores devidos.

“A maioria desses imóveis vazios já devem milhões de IPTU para prefeitura. Isso já para nós é uma realidade na questão da indenização com um desconto ou até mesmo a liquidação da dívida. Se a gente for colocar na ponta do lápis, com certeza, o valor que deveria se pagar de IPTU, contando juros e multas, provavelmente seria maior do que o valor do imóvel. A prefeitura assumiria e entregaria os imóveis às famílias na lista de espera por moradia”, explicou Andréa.

O projeto ainda determina que famílias de baixa renda ficariam isentas de impostos ou pagamentos à prefeitura pela cessão do imóvel. Outra forma de financiamento da política de moradias elencada pela candidata foi a adoção do imposto progressivo, com o valor do IPTU variando de acordo com a renda do cidadão.

Desde a última semana, o Estado de Minas já entrevistou cinco candidatos à vice-prefeitura de Belo Horizonte. A série começou com Álvaro Damião (União Brasil), vice de Fuad Noman (PSD) e seguiu com Coronel Cláudia (PL), companheira de chapa de Bruno Engler (PL); Francisco Foureaux (PDT), que disputa ao lado de Duda Salabert (PDT); Paulo Brant (PSB), parceiro de Gabriel Azevedo (MDB); e Renata Rosa (Podemos), que disputa o pleito com Carlos Viana (Podemos).

Agenda de sabatinas

24/9 - Luisa Barreto (Novo), vice de Mauro Tramonte (Republicanos)

25/9 - Geraldo Neres (UP), vice de Indira Xavier

26/9 - Bella Gonçalves (Psol), vice de Rogério Correia (PT)

27/9 - Marília Garcia (PCO), vice de Lourdes Francisco (PCO)

Tópicos relacionados:

eleicoes-2024 eleicoes-bh moradia pstu

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay