PREVISÃO DO TEMPO

Tempo em BH: previsão indica chuva com rajadas de vento nesta terça

Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, a capital pode ter chuva acompanhadas de raios; confira orientações

Publicidade

Belo Horizonte pode ter chuva com raios e rajadas de vento nesta terça-feira (28/1), de acordo com a Defesa Civil de BH.

Conforme a previsão meteorológica, o dia será de céu parcialmente nublado a nublado com chuvas. A temperatura mínima registrada foi de 18ºC e a máxima prevista é de 29ºC. A umidade relativa do ar fica em torno de 50% à tarde.

É recomendado que, em caso de fortes chuvas, a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões. É recomendável também não se abrigar ou estacionar veículos embaixo de árvores.

A capital mineira registrou chuva forte nessa segunda (27) e a Defesa Civil Municipal emitiu alertas para risco de chuva forte com granizo, além de risco de transbordamento em algumas vias.

Até a manhã desta terça, as regionais Centro-Sul e Noroeste já ultrapassaram a média climatológica de janeiro, com 340,2 milímetros (mm) e 332 mm, respectivamente. Os valores representam 102,8% e 100,3% do esperado para o mês, de 330,9 mm.

Acumulado de chuvas (mm) em janeiro até 6h do dia 28/01/2025:

  • Barreiro: 261,6 (79,1%)
  • Centro-Sul: 340,2 (102,8%)
  • Leste: 292,0 (88,2%)
  • Nordeste: 206,2 (62,3%)
  • Noroeste: 332,0 (100,3%)
  • Norte: 202,4 (61,2%)
  • Oeste: 284,2 (85,8%)
  • Pampulha: 271,6 (82,1%)
  • Venda Nova: 293,2 (88,6%)

Média climatológica de janeiro: 330,9 mm

Risco geológico

A Defesa Civil alertou, ainda, para risco geológico forte nas regiões Centro-Sul, Leste e Barreiro e risco geológico moderado nas regionais Venda Nova, Pampulha, Nordeste, Noroeste e Oeste, até sexta-feira (31).

Sinais que deslizamentos podem acontecer:

  • Trinca nas paredes.
  • Água empoçando no quintal.
  • Portas e janelas emperrando.
  • Rachaduras no solo.
  • Água minando da base do barranco.
  • Inclinação de poste ou árvores.
  • Muros e paredes estufados.
  • Estalos.

Minas Gerais

Além de Belo Horizonte, as chuvas atingem quase todo o estado de Minas Gerais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as áreas de instabilidade atmosféricas se intensificam sobre o Brasil Central, causando chuvas típicas de verão que podem ser de intensidade forte em grande parte do estado.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia 

A situação meteorológica se deve à intensificação de um sistema de baixa pressão no litoral da Região Sudeste do país, além do padrão da circulação dos ventos. As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões mineiras e a máxima prevista nesta terça é de 37ºC no Norte de Minas.

Tópicos relacionados:

bh chuva minas-gerais previsao-do-tempo

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay