Equipe do CBMMG encontrou dois corpos durante busca no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul -  (crédito: CBMMG)

Equipe do CBMMG encontrou dois corpos durante busca no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul

crédito: CBMMG

Bombeiros de Minas Gerais que atuam nas buscas no Rio Grande do Sul relatam dificuldade em resgatar pessoas e corpos soterrados. Até a noite dessa segunda-feira (6/5), 90 corpos foram encontrados. Outras 132 pessoas estão desaparecidas.

 

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), uma equipe realizou buscas no município de Bento Gonçalves e encontrou dois corpos. No entanto, a equipe enfrentou dificuldade para acessar as vítimas pois elas estavam presas sob escombros de uma residência, cercada por uma grande quantidade de lama. Os militares precisaram romper o teto da edificação para fazer a retirada. Os corpos foram transportados por uma aeronave.

 

 

 

Em outra localidade, os bombeiros avistaram um corpo em um local também de difícil acesso preso sob uma grande quantidade de árvores e lama. A equipe fez a retirada do corpo com a utilização de motosserras e outras ferramentas com dificuldade. Depois de duas horas, a vítima foi transportada por cerca de três quilômetros em um percurso de declives e superfície com muitas pedras.

 

Equipe do CBMMG encontrou um corpo preso sob árvores e lama durante buscas no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul

Equipe do CBMMG encontrou um corpo preso sob árvores e lama durante buscas no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul

CBMMG

 

Segundo a corporação, os profissionais atuaram também nas cidades de Eldorado do Sul e Guaíba nessa segunda (6). Nas regiões, 10 pessoas foram resgatadas, sendo sete adultos, um idoso e duas crianças. Os militares também fizeram 20 deslocamentos para transporte de água, alimentos e itens de higiene e auxiliaram no transporte de equipamentos de telecomunicações de Porto Alegre.

 

 

Ao todo, 28 militares e dois cães do CBMMG estão no Rio Grande do Sul para ajudar no resgate e salvamento de pessoas desde quinta-feira (2/5), a maior equipe de apoio em missões especiais fora de Minas Gerais.

 

Catástrofe climática

 

As chuvas fortes da última semana no Rio Grande do Sul já causou a morte de pelo menos 90 pessoas, de acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil do estado nessa segunda-feira (6). No total, os temporais  já afetaram 1,3 milhão de pessoas afetadas.

 

 

De acordo com a Defesa Civil, há 48.147 desabrigados, instalados em alojamentos cedidos pelo poder público, e 155.741 desalojados. Do total de 497 municípios do estado gaúcho, 388 foram afetados pelas fortes chuvas da região, o que representa 77,9% do Rio Grande do Sul.