(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINAS EM BRASÍLIA

Deputado mineiro vai presidir Frente da Mineração Sustentável no Congresso

Zé Silva, do Solidariedade, vai liderar debates sobre conciliação da exploração do solo a formas de preservação ambiental


21/03/2023 15:08 - atualizado 21/03/2023 17:13

O deputado federal Zé Silva
Zé Silva (foto) vai presidir Frente da Mineração Sustentável do Congresso Nacional (foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)
O Congresso Nacional vai lançar, nesta quarta-feira (22/3), em Brasília (DF), a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin). A presidência do grupo caberá ao deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG). A criação da coalizão foi apoiada por 209 parlamentares - entre deputados federais e senadores. A ideia é encampar debates sobre a necessidade de conciliar a atividade minerária à preservação ambiental.

O combate ao garimpo ilegal também vai pautar a atuação da FPMin. Os congressistas preparam, ainda, conversas a respeito da transição para formas sustentáveis de energia. Previsto, também, o mapeamento do território brasileiro a fim de entender as potencialidades minerais de cada região.

"A mineração é uma atividade que garante mais de 200 mil empregos no Brasil, estão previstos mais de 50 bilhões de investimentos até 2026 e com base na ciência moderna, na tecnologia da informação, é preciso que aproveitamento minerário se transforme em qualidade de vida, emprego, renda e infraestrutura para Minas Gerais e para o Brasil", disse Zé Silva, ao Estado de Minas.

A Frente da Mineração Sustentável vai ter dois vice-presidentes. Um deles será o senador Zequinha Marinho (PL-PA); o outro, o deputado federal pela Bahia José Rocha, do União Brasil.

Zé Silva é o líder do governador mineiro Romeu Zema (Novo) no Congresso. De trajetória ligada à agricultura, ele já defendeu publicamente que não haja empreendimentos de exploração do solo na Serra do Curral, cartão-postal de Belo Horizonte.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)