(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINISTRO DO STF

Moraes sobre suposto plano de golpe: 'Operação tabajara'

Ministro ironizou ação revelada pelo senador Marcos do Val. Plano incluía a prisão de Moraes, com objetivo de "anular" o resultado das eleições


03/02/2023 09:15 - atualizado 03/02/2023 12:59

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), chamou o plano de golpe de estado, revelado ontem a público pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), de "operação tabajara", referência a empresa fictícia 'Organizações Tabajara ', criada pelo programa Casseta e Planeta da TV Globo. De acordo com as informações concedidas pelo senador, a ação incluía a prisão do magistrado. 
 

A declaração do ministro foi dada durante a palestra 'Brazil Conference', do Lide, em Lisboa. Ele participa da conferência remotamente.


"O que ele disse foi que o [ex] deputado Daniel Silveira o teria procurado e que teria participado de uma reunião com o então presidente da República e a ideia genial que tiveram foi colocar uma escuta para que o senador me gravasse e, a partir dessa gravação, pudessem solicitar a minha retirada da presidência dos inquéritos", disse Moraes.

De acordo com Marcos do Val, o intuito era gravar uma fala "comprometedora" do ministro de que ele teria interferido nas eleições. Com isso, Bolsonaro conseguiria, supostamente, anular o resultado das eleições 

Moraes disse que Do Val afirmou que se tratava de uma questão de "inteligência", e que não estava disposto a tornar a declaração oficial. "É essa exatamente a operação tabajara que mostra o ridículo a que chegamos na tentativa de um golpe de Estado no Brasil", afirmou.


Versões diferentes


Ministro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes comentou, pela primeira vez, plano de golpe de estado que incluía a sua prisão (foto: Nelson Jr/STF/Reprodução)
Apesar das alegações do parlamentar, ele contou a história com algumas versões diferentes. Primeiro, ele fez uma live afirmando que Bolsonaro o coagiu a participar de um golpe de estado. Depois, ele alegou que o ex-deputado Daniel Silveira instigou o plano e que o ex-presidente simplesmente acatou a ideia.

Os depoimentos do senador também divergem sobre onde foi a reunião para propor a tentativa de golpe de estado. Ele não soube dizer se foi no Palácio da Alvorada - moradia oficial do Presidente da República - ou na Granja do Torto - residência do vice-presidente, que no governo Bolsonaro era ocupada pelo ex-ministro da Economia Paulo Guedes. 

Em uma nova versão, ele ainda diz que encontrou o ministro Alexandre de Moraes antes do encontro com o então presidente Jair Bolsonaro para planejar o suposto golpe. 

Moraes nega que o encontro tenha acontecido. Ele disse que conversou com o senador apenas no dia 9 de dezembro, no Salão Branco do STF.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)