(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Qual o número de Dirlene Marques na disputa ao Senado nas eleições?

A candidata concorre ao cargo pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU); veja com qual número ela disputa o pleito de 2022


30/09/2022 14:23 - atualizado 30/09/2022 14:56

Na foto, Dirlene Marques nos estúdios do 'EM Entrevista'
É a segunda vez que a candidata concorre a um cargo político. Em 2018, ela se candidatou para governadora de Minas, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) (foto: Jorge Gontijo/EM/D.A PRESS)
Filiada ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), a candidata Dirlene Marques concorre ao cargo de senadora com o número 161. 

Nascida em Quartel Geral, no Triângulo Mineiro, a professora aposentada da UFMG, de 76 anos, tem mestrado em Ciência Política e experiência na área de educação, com especialização em Planejamento e Avaliação Educacional.  

É a segunda vez que a candidata concorre a um cargo político. Em 2018, ela se candidatou para governadora de Minas, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Sua atuação política se destaca no meio sindical. Dirlene Marques participou da fundação da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) e Associação dos Professores Universitários de Belo Horizonte (Apub-BH). 
O PSTU foi registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 19 de dezembro de 1995 e tem como presidente e fundador o ex-candidato a presidência da república Zé Maria. Neste ano, a sigla lançou a candidatura de Vera Lúcia para a presidência. Em 2018, quando também concorreu ao cargo, a candidata conseguiu 0,05% dos votos, com 55.762. 
 

Eleições 2022

  • Dia e horário de votação: O primeiro turno ocorre no domingo dia 2 de outubro das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30/10. 
  • Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar". 
  • Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Ordem para votar:
  1. Deputado federal - quatro dígitos
  2. Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
  3. Senador - três dígitos
  4. Governador - dois dígitos
  5. Presidente - dois dígitos
D'Ávila e Kalil
Felipe d'Ávila e Alexandre Kalil, candidatos à Presidência da República e ao Governo de Minas em 2022 (foto: Mauro Pimentel/AFP; Leandro Couri/Alexandre Kalil)
O candidato ao governo de Minas Alexandre Kalil (PSD) ironizou nesta sexta-feira (30/09) falas do presidenciável Luiz Felipe d'Ávila (Novo), que elogiou no debate presidencial da TV Globo o governador mineiro Romeu Zema (Novo), candidato à reeleição. Kalil diz que o "coração enche de alegria" ao ver d'Ávila se pronunciar.

"Cada hora que aquele cara despreparado fala, meu coração enche de alegria. Eu só queria que ele falasse aquilo, para todo mundo ver o nível que eles são", iniciou, em entrevista coletiva nesta sexta. 

D'Ávila participou do debate presidencial realizado essa quinta-feira (29) pela TV Globo e, por uma vez, citou Zema. Para o candidato do Novo à Presidência da República, o atual governador de Minas tem um governo "limpo, impoluto".



Eleições 2022


O primeiro turno das eleições ocorre no domingo, 2 de outubro. O segundo turno, caso necessário, será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União), Padre Kelmon (PTB), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Léo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC) são outros candidatos à Presidência da República.

Para o Governo de Minas, Carlos Viana (PL), Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (Psol), Cabo Tristão (PMB), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) também estão na disputa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)