(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES 2022

Lula sobre Alckmin: 'É meu vice porque é homem de caráter e decente'

O ex-presidente esteve em Uberlândia nesta quarta-feira (15/6) ao lado do ex-governador de São Paulo em evento político


15/06/2022 22:47 - atualizado 16/06/2022 16:04

Lula e Alckmin em Uberlândia, nesta quarta-feira (15/6)
Lula e Alckmin foram adversários na eleição presidencial de 2006 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato ao Palácio do Planalto em 2022, comentou a presença do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como vice em sua chapa. Segundo Lula, o correligionário é um "homem de caráter e decente".

“Eu faço campanha política nesse país desde 1982. Já perdi e ganhei muitas eleições e nunca fiz um inimigo nesse país. A prova disso é que o Alckmin foi meu adversário em 2006 e em 2022 ele é o meu vice porque é um democrata, um homem de caráter e decente”.


A resposta de Lula foi em repercussão aos ataques de drone no evento em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde dividiu palanque com Alexandre Kalil (PSD), postulante ao governo de Minas Gerais.

O chefe do Executivo federal de 2003 a 2010 se referiu aos suspeitos de atirar fezes e urina no público como "canalhas" e contou que nunca testemunhou um ato tão baixo em seus 40 anos de política.

Antes de tomar a palavra, Lula recebeu elogios de Alckmin: “Estamos aqui com o presidente Lula para recuperar o país, para poder voltar a crescer. O presidente Lula enxerga o sofrimento das pessoas, a necessidade das pessoas. É o maior líder popular do nosso país”.


De rivais a aliados


Luiz Inácio e Geraldo Alckmin mediram forças na eleição de 2006, quando o petista saiu vitorioso com 58,2 milhões de votos (60,83%) no 2º turno, contra 37,5 milhões (39,17%) do então candidato do PSDB.

Depois de 16 anos, os políticos deixaram de ser adversários e formaram aliança para tentar superar o presidente Jair Bolsonaro (PL), que vislumbra o segundo mandato.

De acordo com o Instituto FSB Pesquisa, Lula lidera as intenções de voto, com 44%, contra 32% de Bolsonaro. O levantamento divulgado na segunda-feira (13) ouviu 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)