(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 'NÃO É ELEIÇÃO'

Queiroga sobre vacinação de crianças: 'Não implica decisão de emergência'

No Brasil, 301 crianças morreram de COVID-19 desde o início do surto da doença e até 6 de dezembro


23/12/2021 13:27 - atualizado 23/12/2021 13:57

Queiroga da coletiva
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto: Myke Sena/MS )
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se irritou, nesta quinta-feira (22/12), ao falar sobre a realização de consulta e audiência pública para definir se crianças com 5 a 11 anos devem ser incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI). De acordo com o chefe da pasta da Saúde, os "óbitos de crianças estão dentro de um patamar que não implica decisões emergenciais".


"Isso favorece que o ministério possa tomar uma decisão baseada na evidência científica de qualidade, na questão da segurança e da eficácia", afirmou, na porta do ministério.
 
Queiroga afirmou que “grande parte dos leigos” que vão participar da decisão serão "pais e mães que têm o direito de opinar" sobre a vacinação de seus filhos.
 
"Isso vai ser tratado no âmbito técnico do Ministério da Saúde. Não é eleição, é consulta pública... Não há nada de novo nisso, e foi validado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Não podemos querer usar decisões da Corte de maneira self-service. A decisão do Lewandowski é própria e o ministério a cumprirá", disse Queiroga.
 
Ainda de acordo com Queiroga, a população não deve ouvir os médicos infectologistas que vão a TV explicar sobre a vacinação. "Não podemos ouvir os especialistas nos canais de televisão. O ministério não se guia por opiniões que são exaradas na TV, embora respeitemos a imprensa e o valor da mídia, que leva informações de qualidade à população", afirmou Queiroga.
 

Entenda

Na semana passada, a Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a COVID-19 em crianças no Brasil. A decisão foi divulgada após avaliação técnica do pedido submetido pela farmacêutica em 12 de novembro.
 
A ação do órgão gerou uma onda de ódio contra a Anvisa e funcionários foram ameaçados pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). O chefe do Executivo federal, durante grande parte da pandemia, se mostrou contra a vacinação, insinuou eficácia das vacinas e até o momento, não recebeu nenhuma dose dos imunizantes.
 
No Brasil, 301 crianças morreram de COVID-19 desde o início do surto da doença até 6 de dezembro. 
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)