(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VICE 'DE OPOSIÇÃO'

Mourão critica Bolsonaro e Pazuello na gestão do combate à COVID

As críticas foram feitas em entrevista ao programa do jornalista Roberto d'Ávila, da Globo News, na noite dessa terça-feira


23/06/2021 09:36 - atualizado 23/06/2021 12:25

Vice-presidente, Hamilton Mourão(foto: EVARISTO SÁ/AFP)
Vice-presidente, Hamilton Mourão (foto: EVARISTO SÁ/AFP)

As críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na condução do governo no combate à pandemia do novo coronavírus partem também do vice-presidente, general Hamilton Mourão.

Em entrevista a Roberto d'Ávila, da Globo News, na noite dessa terça-feira (22/06), Mourão disse que 'o maior erro' do governo federal até aqui  foi não ter feito feito ''uma campanha firme' para informar a população sobre os riscos da COVID-19.

"Vou dizer para ti qual é o nosso maior erro. Na minha visão, a questão da comunicação, desde o ano passado, de campanhas de esclarecimento da população. Eu acho que este foi o grande erro: (não ter feito) uma campanha de esclarecimento firme, como tivemos no passado, de outras vacinas", disse Mourão.

'Prejudicial'

Apesar das considerações negativas a respeito do parceiro de chapa, Mourão evitou afirmar, em diferentes momentos da entrevista, que a gestão de Bolsonaro resultou na ampliação do número de mortos em decorrência da COVID. Mourão disse que a gestão de Bolsonaro não foi "prejudicial à nação como um todo".

"Eu não coloco nas costas do presidente essas coisas que têm acontecido. Cada um tem a sua parcela de erro nesse pacote todo aí. É um país desigual: desigual regionalmente e desigual socioeconomicamente", disse.

Pazuello

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello também entrou na análise e considerações de Mourão. Para o o general, o colega de farda merece apenas elogios na condução do ministério. Entretanto, destacou que ele não deveria ter envolvido o Exército nas controvérsias geradas por seu desempenho à frente do Ministério. Mourão defendeu que Pazuello deveria ter se afastado da corporação, ou seja, ido para reserva.

"Tenho apreço, me ajudou em momentos difíceis. Pazuello deveria ter compreendido que estava em função política, já tinha atingido o patamar mais elevado (no Exército, o de general), e era hora de ir para a reserva. Teria mais liberdade de manobra para trabalhar", disse.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)