Publicidade

Estado de Minas MANIFESTAÇÃO

Entidades do serviço público fazem carreata contra reforma administrativa

Mobilização em BH reuniu cerca de 40 veículos equipados com faixas de protesto e buzinaço


24/03/2021 14:17 - atualizado 24/03/2021 15:02

Carreata ocorreu na manhã desta quarta-feira (24/3) em Belo Horizonte(foto: Sitraemg/Divulgação)
Carreata ocorreu na manhã desta quarta-feira (24/3) em Belo Horizonte (foto: Sitraemg/Divulgação)
No Dia Nacional em Defesa do Serviço Público, entidades representativas realizaram, na manhã desta quarta-feira (24/3), uma carreata contra a reforma administrativa e a favor da vacinação da COVID-19, em Belo Horizonte. 

Cerca de 40 veículos equipados com faixas de protesto partiram da Praça da Estação, na Região Centro-Sul, por volta das 9h30 e fizeram um percurso com buzinaço por ruas e avenidas da capital mineira.

A mobilização foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg), em parceria com os movimentos Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, o Fórum de Mineiros e outros sindicatos que representam os trabalhadores do serviço público mineiro. 

As entidades protestam contra a PEC 32/20, que visa alterar dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados e municípios. A proposta também restringe a estabilidade no serviço público a carreiras típicas de Estado.

David Landau, coordenador executivo do Sitraemg, diz que a população não deve se acostumar com as tragédias que ocorrem no país(foto: Sitraemg/Divulgação)
David Landau, coordenador executivo do Sitraemg, diz que a população não deve se acostumar com as tragédias que ocorrem no país (foto: Sitraemg/Divulgação)
Segundo David Landau, coordenador executivo do Sitraemg, a carreata buscou conscientizar a população sobre a situação e pressionar os parlamentares para que a reforma não seja aprovada. “Temos dois pontos principais. O primeiro é a de subsidiariedade do público em relação ao privado, que significa que o Estado terá controle apenas daquilo que não pode dar lucro. Por exemplo, é possível colocar uma empresa para gerar postos de saúde e escolas. O segundo é que a PEC permitirá a substituição de servidores concursados por indicações políticas, não só para cargos de chefia, mas também para cargos técnicos”, disse.

Além do combate à reforma administrativa, os manifestantes reivindicam a ampliação da vacinação contra o novo coronavírus no estado e maiores estruturas de trabalho para servidores da saúde e educação pública. “Vivemos uma tragédia com 3 mil pessoas morrendo por dia. Infelizmente, às vezes ficamos um pouco acostumados com isso, mas não podemos nos acostumar. É a estrutura pública de servidores concursados que estão querendo destruir com essa reforma”, disse David.

Durante a manifestação, foi pedido aos participantes que usassem máscaras, álcool em gel e respeitassem o distanciamento social para prevenir o contágio da COVID-19.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade