(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TUDO PELA VACINA

Ouro Preto: vereador quer parlamentares e servidores vacinados agora; veja

No vídeo, Zé do Binga pede ao presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto que faça o "capricho" de procurar a Secretaria de Saúde para vacinar todos da Casa


25/02/2021 17:48 - atualizado 26/02/2021 08:25

Vereador tem 56 anos e afirma que o pedido não é furar a fila de vacinação contra a COVID-19(foto: Reprodução/ Facebook)
Vereador tem 56 anos e afirma que o pedido não é furar a fila de vacinação contra a COVID-19 (foto: Reprodução/ Facebook)
Na reunião Plenária da Câmara Municipal de Ouro Preto, Região Central de Minas Gerais, desta quinta-feira (25/02), o vereador José Geraldo Muniz, Zé do Binga (PV), de 56 anos, pediu ao presidente da Câmara que procurasse a Secretaria de Saúde para vacinar todos os vereadores e servidores do Legislativo. “Gostaria que o senhor fizesse esse capricho com a gente aqui da Casa Legislativa” .
 
No vídeo, Zé do Binga afirma que no momento em que a pandemia da COVID-19 aflige o mundo inteiro é necessária a procura dos caminhos legais para todos da Casa serem vacinados.
 
“Eu gostaria de fazer um pedido que o senhor se entendesse com a Secretaria de Saúde, que procurasse ver os caminhos legais para fazer um pedido de vacina para os vereadores e funcionários dessa casa, que estamos aqui no dia a dia, na linha de frente. Somos representantes do povo, assim que a gente é acionado, temos que dar uma atenção. Eu gostaria que o senhor procurasse os meios legais e se informasse para ver se a gente poderia ser imunizado também, tendo em vista que não sabemos nem quando seremos vacinados. E tudo que é conversado é entendido.”
 
O pedido causou a reação em um dos vereadores presentes, que declarou não querer ser vacinado pois o ato seria furar fila e poderia ser qualificado como Tráfico de Influência, uma prática ilegal de uma pessoa se aproveitar da posição privilegiada para obter favores ou benefícios para si própria ou terceiros.
 
No vídeo, o vereador Zé do Binga rebate dizendo não estar pedindo para furar fila e acredita que possa haver a possibilidade de imunização de uma forma legal.
 
“Ontem mesmo, eu fiquei sabendo que um motorista da Saúde foi vacinado e outro não foi. Ele me procurou e eu disse para procurar o direito dele, tem que procurar o direito. Estou procurando os caminhos legais e isso não é furar fila.”

Não existe brecha na fila

 
Está disponível no site do Ministério da Saúde a lista de prioridades dentro do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a COVID-19. 
 
Elaborado pelo Ministério da Saúde, o plano estabelece uma ordem de vacinação para os grupos prioritários. A seleção das populações com prioridade na imunização foi baseada em princípios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e feita em acordo com entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O vereador Zé do Binga não apresenta, segundo o plano, nenhum dos requisitos para ser considerado dentro do grupo de prioridades a ser imunizado na primeira fase. 
 
De acordo com o Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19 em Ouro Preto, os grupo prioritários que estão sendo vacinados na atual fase são: trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos. 
 
De acordo com a Câmara Municipal de Ouro Preto, durante a fala do vereador Zé do Binga, o parlamentar solicitou que o presidente da Casa Legislativa busque informações à Secretaria Municipal de Saúde e aos demais setores competentes sobre a os meios legais para compra e aquisição de vacinas pelo poder legislativo.

Tal solicitação do vereador, segundo a Câmara,  foi feita tendo em vista o Projeto de Lei N°534/2021, aprovado nessa quarta-feira (24/02), no Plenário do Senado, que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a COVID-19.  O PL segue para votação na Câmara do Deputados.

O texto, que segue agora para a Câmara dos Deputados, também permite que os compradores assumam a responsabilidade civil pela imunização, o que abre caminho para a entrada de novas variedades de vacina no país.

Ainda segundo a Câmara Municipal, a solicitação de Zé do Binga foi apenas para que os edis possam se inteirar sobre o assunto, analisar e se planejar para a possibilidade de compra de vacina, de forma legal, pela Câmara Municipal Ouro Preto, em momento oportuno, e de acordo com o Plano Nacional de Vacinação. Para que assim, quando chegar o momento correto, os vereadores e servidores possam se imunizar.

 
Procurado pela reportagem, Zé do Binga não atendeu às ligações.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)