(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM MINAS

COVID-19: Governo de MG volta teletrabalho na Cidade Administrativa

Medida faz parte da regressão para a onda amarela da macro e microrregião Central de Minas Gerais no programa Minas Consciente


11/12/2020 20:13 - atualizado 11/12/2020 20:39

Apenas servidores que exercem serviços essenciais poderão trabalhar presencialmente na Cidade Administrativa(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Apenas servidores que exercem serviços essenciais poderão trabalhar presencialmente na Cidade Administrativa (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
A partir de segunda-feira (14/12), as atividades consideradas não essenciais na Cidade Administrativa, na Região Norte de Belo Horizonte, passarão a ser exercidas, novamente, em regime de teletrabalho. Isso porque a macro e microrregião Central de Minas Gerais, na qual a capital mineira faz parte, regrediram no programa Minas Consciente, do governo do estado.

Em comunicado interno, servidores foram informados que permanecerão trabalhando de forma presencial apenas aqueles que fizerem parte das atividades consideradas como essenciais, como por exemplo, Saúde e Segurança Pública. Os demais voltam a exercer suas funções de casa.

Desde o final de setembro, quando a Região Central de Minas passou para a onda verde do Minas Consciente, parte dos servidores passaram a trabalhar presencialmente na Cidade Administrativa. Algumas regras foram impostas, como a limitação a 20% da capacidade dos espaços.

"Reforçamos a necessidade de que todos que estejam em trabalho presencial na Cidade Administrativa observem rigorosamente as medidas de prevenção, enfrentamento e contingenciamento da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19) estabelecidas na Resolução Conjunta SEPLAG/SES nº 10.231, de 14 de setembro de 2020 e que são condições para entrada e permanência de pessoas nas dependências do Complexo”, diz o comunicado enviado para os servidores.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)