(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Em Uberaba, Elisa diz que há incoerências quanto ao enfrentamento da COVID

A nova prefeita do município, Elisa Araújo (Solidariedade), informou que serão feitos alguns ajustes no Decreto Municipal de Enfrentamento à COVID-19


01/12/2020 15:03 - atualizado 01/12/2020 16:59

Pela primeira vez Uberaba terá uma mulher no comando da cidade(foto: Divulgação/Facebook)
Pela primeira vez Uberaba terá uma mulher no comando da cidade (foto: Divulgação/Facebook)
A empresária Elisa Araújo (Solidariedade), de 38 anos, que será a prefeita de Uberaba entre 2021 e 2024, disse que após assumir a prefeitura do município do Triângulo Mineiro, juntamente à sua equipe técnica serão feitos ajustes no que diz respeito a algumas incoerências do Decreto Municipal de Enfrentamento à COVID-19.
 
Elisa, que contou com apoio de Zema durante a sua camapnha, citou como exemplo de incoerência do Decreto a questão de os bares terem que fechar à meia noite, mas, depois, algumas pessoas aglomerarem em postos e outros locais da cidade. “Então a gente precisa ver alguns pontos como este por exemplo e sermos mais coerentes e, assim, enfrentar a pandemia de fato como uma realidade”, ressaltou. 
“Pontualmente ainda não posso explicar nenhum ajuste. Mas, com a apoio da equipe técnica nós vamos fazer alguns ajustes para sermos mais coerentes”, complementou a nova prefeita de Uberaba. 

Diálogo com a comunidade

Elisa destacou ainda que é preciso dialogar e estar mais próxima à comunidade para que a responsabilidade de enfrentamento da COVID-19 seja compartilhada. “Claro que não adianta a gente proibir radicalmente nada. Tem acontecido várias festas clandestinas. Então é preciso estar próximo da população para que dialogando com ela a gente encontre as melhores soluções em relação a esse enfrentamento", ressaltou.
 
“É importante dizer que ele (Piau) elencou um time do comitê técnico de enfretamento à COVID com muita gente boa e capacitada. A gente pretende manter alguns nomes desse comitê e agregar uns outros nomes nossos”, concluiu Elisa Araújo. 
 
O Decreto Municipal de Enfrentamento à COVID-19, ao longo da pandemia sofreu algumas alterações. Atualmente, o novo decreto é o de Nº 6305/2020, que foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 19 de novembro.

Uberaba não está no Minas Consciente

No início do mês de outubro, Uberaba deixou o Minas Consciente. A medida foi tomada após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, anular no dia 22 de setembro a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que obrigava a adesão dos municípios mineiros ao plano estadual. 
 
Mesmo contra a vontade do prefeito Paulo Piau, mas com determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o município esteve por cerca de dois meses no programa estadual Minas Consciente, que estabelece diretrizes para flexibilização das atividades em meio à pandemia do novo coronavírus. 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)