Publicidade

Estado de Minas REDES SOCIAIS

Osmar Terra compartilha fake news sobre discussão de Kalil em restaurante

A publicação reproduzida pelo ex-ministro, como se fosse atual, é de 13 de julho de 2018; nas imagens, o prefeito de BH discutia com o deputado estadual Bartô (Novo), na época pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa


03/08/2020 13:14 - atualizado 03/08/2020 15:14

O ex-ministro Osmar Terra compartilhou uma fake news sobre o prefeito de BH, Alexandre Kalil(foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
O ex-ministro Osmar Terra compartilhou uma fake news sobre o prefeito de BH, Alexandre Kalil (foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
O ex-ministro e deputado federal Osmar Terra (MDB) reproduziu, em seu perfil em uma rede social, uma notícia falsa sobre o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). A publicação compartilhada pelo político mostra um vídeo, de 13 de julho de 2018, do chefe do Executivo municipal almoçando em um restaurante como se fosse atual. 

Na publicação compartilhada pelo ex-ministro do governo Bolsonaro, a autora da mensagem distorceu os fatos e escreveu que “o prefeito que fechou os bares e restaurantes de BH foi almoçar na cidade vizinha, Nova Lima”. Além disso, completou o ‘post’ dizendo que um “cidadão lesado pela medida foi ter uma conversa”.
 
(foto: Print/ Twitter)
(foto: Print/ Twitter)
 
 
 
 
A falsa notícia tem relação com o impasse, envolvendo os comerciantes e a Prefeitura de Belo Horizonte sobre a reabertura do comércio na capital mineira – fechado, em sua maioria, desde 20 de março em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). 

O vídeo em questão mostra uma discussão entre Kalil e o hoje deputado estadual Bernardo Bartolomeu (Novo), mais conhecido como Bartô. Na ocasião, Bartô era pré- candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e questionava o prefeito sobre o gasto no fretamento de aeronaves para viagens do procurador-geral do município, Tomáz de Aquino Resende, a Brasília. 
 
 
 
Outro ponto falso da publicação é o local informado. O vídeo não foi gravado em Nova Lima, na região metropolitana da capital, mas sim em um estabelecimento no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de BH. 

Polêmica com Kalil

 
Em julho de 2018, ainda em campanha eleitoral, Bartô se envolveu em uma discussão com Kalil, em um restaurante. Ele cobrava do chefe do Executivo da capital mineira uma suposta viagem a Brasília, arcada com dinheiro público, com gastos de aproximadamente R$ 60 mil. 
 
“Eu estava questionando o prefeito sobre um gasto, que eu achava inaceitável. Foi um episódio que muita gente me chamou de oportunista. Realmente, eu publiquei na minha página, mas eu não trabalhei minha campanha em cima dessa questão. Não xinguei o Kalil. Eu fui educado. Me apresentei e falei que eu estava ofendido por ter sido chamado de quem se preocupa com dinheiro público”, explicou o parlamentar à Rádio Itatiaia na época do ocorrido. 

Impasse do comércio


Em 20 de julho, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel/ MG) conseguiu na Justiça uma liminar para a reabertura desses estabelecimentos em BH

Ainda na ação, o juiz Wauner Batista Ferreira acionou o Ministério Público e a Câmara de BH para que o prefeito Alexandre Kalil fosse investigado por “atos de improbidade administrativa” e por “legislar por decretos”, ao se referir ao atual decreto que não permite o funcionamento de atividades não essenciais, entre elas bares e restaurantes. 
 
Mas, dois dias após conseguir a liberação de funcionamento desses segmentos, a PBH derrubou a liminar concedida a Abrasel. Desde então, os estabelecimentos continuam fechados na capital.
 
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schimitz 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade