(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Funcionalismo

Zema diz que estado não é viável sem a reforma da Previdência

Para governador, arrecadação não acompanha gastos com pessoal e funcionários correm risco de não receber se projeto não for aprovado na Assembleia


postado em 01/07/2020 15:03 / atualizado em 01/07/2020 16:03

O governador Romeu Zema defende a aprovação da reforma da previdência em Minas pela Assembleia Legislativa(foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG/Divulgação)
O governador Romeu Zema defende a aprovação da reforma da previdência em Minas pela Assembleia Legislativa (foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG/Divulgação)
Depois de posicionamento contrários de parte dos servidores e também da oposição, o governador Romeu Zema defendeu a reforma da Previdência enviada à Assembleia Legislativa no mês passado. Segundo ele, essa é a única saída para que Minas seja viável.

“Há cinco anos o funcionalismo público do Executivo de Minas não recebe seu salario em dia, o 13º salário em dia. Essa reforma visa principalmente beneficiar o funcionário público. O Estado continua gastando mais do que arrecada. Não adianta o servidor continuar tendo tudo o que tem hoje e amanhã o Estado não ter condição de pagar salário, aposentadoria e pensão”, afirmou o governador, durante entrevista na rádio Itatiaia na tarde desta quarta-feira, (1/7).

Segundo ele, o governo tem usado recursos federais para conseguir honrar os compromissos. Uma parte dos valores recebidos têm de ser obrigatoriamente gastos no combate à pandemia de COVID-19, mas outra parte, quase dez vezes maior, é de uso livre, o que tem ajudado bastante neste momento de crise sanitária e financeira.

“Nós estamos tendo uma queda expressiva na arrec0adação. E a economia vai levar um bom tempo para recuperar. Mesmo se não fosse a pandemia, a situação do estado não seria viável. A reforma da Previdência é fundamental, a única alternativa para o futuro”, disse.

O governo de Minas só consequiu quitar os salários de maio em 25 de junho, ou 20 dias depois do estabelecido em Lei. Mesmo assim, porque também vem contando com o apoio de outros poderes, que aceitaram adiar os recebimentos dos duodécimos a que têm direito, segundo a Constituição.

“No mês de junho todos os poderes contribuíram. Cederam mais cinco dias além da data que o pagamento iria acontecer e, com isso, conseguimos pagar a folha do funcionalismo público no dia 25”, explicou Zema.

Para o pagamento da folha de junho, que deve ser efetuado até terça-feira, porém, não há previsão. “O funcionalismo público vai receber como nos meses anteriores parte do seu salário em meados do mês e a outra parte bem no final do mês. Isso é o que deve ocorrer. A atividade econômica recuperou um pouco, devido a ela ter caído muito, mas eu não tenho ainda, infelizmente, condição de dar uma data”, disse, em entrevista ao Estado de Minas, concedida na terça-feira.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)