Publicidade

Estado de Minas COVID-19

ALMG quer ouvir secretário de Saúde sobre trabalhos da pasta no combate ao coronavírus

Requerimento para reunião especial na próxima quinta foi aprovado durante a sessão plenária desta terça-feira


postado em 31/03/2020 14:59 / atualizado em 31/03/2020 15:49

Carlos Eduardo Amaral ocupa a secretaria de Saúde desde fevereiro do ano passado.(foto: Flavia Bernardo/ALMG)
Carlos Eduardo Amaral ocupa a secretaria de Saúde desde fevereiro do ano passado. (foto: Flavia Bernardo/ALMG)
A Assembleia Legislativa oficializou o convite ao secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, para uma reunião especial, na próxima quinta-feira (2), na sede do Parlamento mineiro. O requerimento que pede o encontro com o chefe da pasta foi feito pelo colégio de líderes da Assembleia e aprovado em plenário nesta terça-feira (2), durante reunião para analisar projetos ligados ao combate à pandemia do novo coronavírus.

Os deputados querem ouvir Amaral sobre os trabalhos da secretaria de Saúde no enfrentamento à COVID-19. “Mais que atribuição, a fiscalização é dever fundamental do Parlamento neste momento de crise”, disse, pelo Twitter, o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV).

A reunião vai seguir os ritos adotados durante as sessões remotas de plenário. Por conta da pandemia, a Assembleia tem feito votações de modo online.

Uma deliberação do legislativo estadual impede que haja aglomerações nas dependências da Assembleia. Ainda segundo a Casa, todas as recomendações de prevenção dadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) serão tomadas durante a reunião com o secretário de Saúde.

Sabatinas canceladas

Por conta da pandemia, a Assembleia cancelou o processo semestral de sabatina aos secretários de estado. O primeiro ciclo de reuniões do Assembleia Fiscaliza em 2020 estava previsto para começar na semana passada. Ao anunciar a suspensão, no domingo (22), Agostinho Patrus disse que a iniciativa deve ser reagendada para os próximos meses.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena? 

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade