(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CNM

Brasil e países da fronteira não cooperam contra a COVID-19, diz pesquisa

Levantamento foi realizado no final de abril em municípios localizados na fronteira com outros países


07/05/2021 08:01 - atualizado 07/05/2021 08:16

Segundo a entidade, 95,1% afirmaram que não houve empréstimo de oxigênio do país vizinho à cidade brasileira(foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
Segundo a entidade, 95,1% afirmaram que não houve empréstimo de oxigênio do país vizinho à cidade brasileira (foto: Divulgação/Ministério da Saúde)
 
Uma pesquisa rápida realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no final de abril evidencia mais um desafio no combate à COVID-19. O levantamento mostra que não há cooperação entre o Brasil e países da fronteira, levando em conta também as chamadas cidades gêmeas, que são vizinhas, mas em países diferentes, muitas vezes dividindo o território urbano. 

Segundo a CNM, 204 municípios brasileiros compõem a linha de fronteira e as cidades gêmeas nos três arcos de divisa, nas regiões Norte, Centro e Sul do Brasil. 

Entre os dias 26 e 30 de abril, o call center teve respostas de 82 municípios. Os nomes não foram divulgados. A pesquisa mostrou que 30,5% das localidades disseram existir medidas de cooperação entre os ministérios do Brasil e dos países latino-americanos da fronteira. “Isso significa que a maioria dos municípios não possui estratégias conjuntas entre os lados da fronteira, dificultando a colaboração no combate à pandemia e burocratizando ainda mais a ajuda mútua”, ressalta a CNM. 

Segundo a entidade, 95,1% afirmaram que não houve empréstimo de oxigênio do país vizinho à cidade brasileira, e nem o contrário (93,9%). Somente 2,4% disseram ter recebido os medicamentos do kit intubação, cedidos ou por empréstimo. 

Municípios ficam em três porções regionais brasileiras(foto: CNM/Divulgação)
Municípios ficam em três porções regionais brasileiras (foto: CNM/Divulgação)
A confederação também perguntou qual residente do município pode se vacinar contra a COVID-19 no país vizinho. As respostas mostraram que a chance de brasileiros se vacinarem em cidades estrangeiras de fronteira é de 12,2%. 

Já os estrangeiros podem receber a imunização contra o coronavírus em 28% dos municípios brasileiros pesquisados. Em 64,6% isso não acontece. 

“A pesquisa evidenciou o problema da falta de cooperação entre municípios fronteiriços que, de modo geral, concentram um constante e intenso fluxo de pessoas e serviços em ambos os lados da fronteira. Essa ausência de cooperação bilateral tem impactos nocivos para a realidade das populações e para a eficácia do processo de contenção da pandemia”, analisa a entidade. 

“A CNM espera que esses dados possam ser utilizados de forma a auxiliar os municípios brasileiros nesse momento de extrema dificuldade e que ações concretas sejam realizadas para mitigar os problemas nos sistemas de saúde de todo o país”, diz a confederação. 

Os dados do levantamento devem ser encaminhados aos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores para amparar possíveis ações de médio e longo prazo entre os territórios.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)